«Tirando a eficácia, até me atrevo dizer que o Santa Clara foi melhor» - TVI

«Tirando a eficácia, até me atrevo dizer que o Santa Clara foi melhor»

João Henriques

Treinador dos açorianos, João Henriques, após a derrota com o Benfica

O treinador do Santa Clara, João Henriques, em declarações na sala de imprensa do Estádio da Luz após o jogo com o Benfica, da 34.ª e última jornada da Liga 2018/19 e que consagrou os lisboetas campeões nacionais.

«O balanço da época é extremamente positivo, o Santa Clara era considerado o patinho feio da Liga, candidato principal à descida e fez um campeonato muito bom, demonstrando aqui, neste ambiente e jogo difícil, que em qualquer campo joga o jogo pelo jogo e tem os princípios bem definidos. Não é qualquer equipa que vem aqui ao Estádio da Luz e, vamos tirar a eficácia disto, ter mais posse de bola, mais cantos. Foi a imagem de marca do Santa Clara. Agora, não vamos falar em condições de trabalho, o Santa Clara que ir sustentado o seu lugar, mas para isso é preciso paciência. Potenciámos jogadores que são cobiçados por outros clubes. Foi o Fernando Andrade para o FC Porto e o Kaio vai para o Krasnodar. Ainda é muito cedo para olhar para outros voos. Foi uma época muito boa, 42 pontos, mas é preciso perceber que o Santa Clara vai ter de fazer igual ao que fez esta época. Esse é o grande objetivo.»

«Se éramos o patinho feio no início desta época, na próxima vamos ser olhados de modo diferente. Estamos a trabalhar na próxima época consciente do que é preciso fazer para manter equipa com qualidade com entrada de jogadores que temos referenciados.»

«Entrámos bem no jogo, fomos uma equipa à procura da baliza adversária. Tirando a eficácia, se não olharmos para grande eficácia do Benfica, isso ditou uma desvantagem pesada ao intervalo para uma qualidade de jogo idêntica, até me atrevo dizer que o Santa Clara foi melhor. Depois, as decisões no último terço diferenciaram. Dissemos isso ao intervalo, que o jogo estava fechado, mas que queríamos pontuar na segunda parte. Manter a baliza a zeros e marcar. Mas depois o Benfica fez outra vez golo no primeiro remate. A diferença é muito pesada para aquilo que aconteceu. Se o jogasse ficasse 4-3 era um resultado que premiava quem fora mais eficaz, mas ajustava-se mais ao desempenho das equipas.»

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos