Silas: «Se não cometêssemos erros a época toda, éramos campeões» - TVI

Silas: «Se não cometêssemos erros a época toda, éramos campeões»

Silas

Boavista-Belenenses, 2-0 (reportagem)

Relacionados

Silas, treinador do Belenenses, em declarações na sala de imprensa do Estádio do Bessa, após a derrota por 2-0 frente ao Boavista, em jogo da 27.ª jornada da Liga. Pelo meio, o técnico travou o fim da conferência de imprensa para continuar a desenvolver o raciocínio acerca do que correu mal no jogo.

«Sabia que o jogo ia ser difícil, mas não jogámos contra uma equipa qualquer. O Boavista tem o seu peso, bons jogadores e sabíamos que ia ser difícil. Na minha opinião, fomos nós também que dificultámos ainda mais a tarefa. Conseguimos entrar várias vezes no bloco defensivo do Boavista e depois, uma vez lá, falhámos imensos passes, receções e coisas que não eram forçadas. Acho que a nível técnico estivemos muito aquém daquilo que podemos estar e isso condicionou muito o nosso jogo. Os dados do jogo dizem isso, dizem que realmente nós tivemos muita bola, mas que não soubemos usar, porque tecnicamente não tivemos a um nível que nos permitisse tirar a vantagem que nós conseguimos arranjar no princípio. Depois o Boavista saía no contra ataque e foi assim que fizeram dois golos e por isso tem mérito e devo dar os parabéns ao Boavista pela vitória.»

[Houve falta de agressividade no primeiro golo do Boavista?]:

«Sim. Perdemos a bola num lançamento a nosso favor e, na minha opinião, é um lance difícil de perder. O Mateus adianta a bola e num lance dividido, que nós temos que ser mais decididos e mais pragmáticos, perdemos a bola. Depois disso ainda temos outro erro, que foi o Nuno Coelho deixar o Mateus vir em condução para dentro da área quando tem de provocar um duelo fora da área. Também houve um lance muito parecido com o Sasso dentro da área assim, que nos desequilibrou um pouco, tínhamos que ir à procura do resultado. Não é normal que nos aconteça, mas é normal que num ou outro jogo possa acontecer. Perdemos por muitos erros técnicos, estava muito fácil entrar, sobretudo para os nossos centrais.»

[Explicações acerca da identidade do Belenenses]:

«É a maneira como jogamos. Claro que depois, a nível técnico, temos de caprichar. Se a nível técnico não se formos competente, acabamos por ter menos resultados. Mas foi esta filosofia que nos trouxe até aqui. Estamos com 38 pontos, no ano passado o Belenenses fez 37 e há dois anos 36. Não vamos mudar por causa disso. Se tivéssemos caprichado a nível técnico, tínhamos ganho este jogo facilmente. Nós perdemos este jogo, também por mérito do Boavista, mas sobretudo por demérito nosso.»

[Importância do regresso de Keita]:

«O Henrique também poderá voltar. Agora também se lesionou o Kikas. Mas todos jogadores com que podemos contar são importantes. O Keita é um jogador importante, mas ainda falta muito a nível físico, precisa de ganhar alguma confiança. Quatro meses sem jogar é realmente muito tempo.»

[O que quer dizer com 'não é normal que os erros aconteçam, mas é normal acontecer'?]:

«Somos humanos, ninguém consegue estar uma época inteira sem cometer erros. Na nossa equipa não tem sido normal, temos sido competentes nesse aspeto, mas de vez em quando, é normal que os erros possam surgir. Foi o que aconteceu hoje. Não posso pedir aos meus jogadores que passem uma época inteira sem cometer erros… éramos campeões nacionais. E mesmo assim, os campeões nacionais também cometem erros.»

[Na época passada disse que não sabia se ia ter uma carreira melhor como treinador do que a que teve como jogador. Já sabe?]:

«O facto de ter sido jogador não garante que venha a ser grande treinador, o facto de ter estudado também não garante que possa a vir ser um grande treinador. Estou numa fase de grande aprendizagem. É bom aprender e se calhar são estes jogos que nos fazem aprender mais. Vivi 22 anos como profissional, o pode vir a ser um suporte muito importante. Quem não jogou, não pode comprar um balneário. É um aspeto que é importante e que se for bem usado pode ser útil.»

[Derrota complica luta pela Europa]:

«O V. Guimarães também perdeu. Também temos as outras equipas que vêm atrás, o Santa Clara também ganhou e para a semana é o nosso adversário. Não acho que esteja mais difícil, ainda faltam muitos pontos. Claro que com o Moreirense é mais difícil, mas neste momento contam os quatro pontos para o Vitória.»

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE