Gabriel está prestes a deixar o boletim clínico do Benfica.

O médio brasileiro está na fase final da recuperação de uma entorse no joelho direito, que afetou o ligamento lateral externo, e já fez treino parcialmente integrado nesta segunda-feira, informação avançada pelo Record e confirmada pelo Maisfutebol.

Recorde-se que Gabriel está afastado das opções de Bruno Lage desde o jogo com o Sporting para a Supertaça e o treinador dos encarnados já assumiu publicamente a importância do jogador para a matriz de jogo dos campeões nacionais.

«A nossa transição defensiva não é tão forte, é um facto, mas temos de perceber que perdemos um jogador fundamental nesse momento. Isto não é qualquer desculpa, mas o Gabriel é fundamental nesse momento porque em dois três passos chega à bola», justificou Lage após a derrota com o FC Porto no Estádio da Luz, a 24 de agosto.

Na próxima semana, o Benfica tem agendados três jogos. O primeiro deles é já esta quarta-feira diante do V. Guimarães para a Taça da Liga, seguindo-se o V. Setúbal (sábado) e os russos no Zenit, a 2 de outubro.

Gabriel poderá voltar a ser chamado durante esta janela, que antecede nova pausa competitiva para as seleções.

David Marques