Benfica-Sporting: a fotografia que nos resgata a esperança - TVI

Benfica-Sporting: a fotografia que nos resgata a esperança

Benfica-Sporting

Filipe Amorim fotografou Fábio Silva (na altura no Benfica) e Eduardo Quaresma (do Sporting) a dar um grande abraço no final de um dérbi. Uma imagem que se tornou viral. Ora antes da Supertaça no Algarve, o Maisfutebol foi descobrir com os protagonistas o que esteve por detrás daquele abraço.

Relacionados

A fotografia que serve de capa a este artigo foi tirada, num sábado, dia 22 de abril de 2017, em Alcochete. No final de um Sporting-Benfica, da fase final do campeonato de juvenis, que a formação encarnada acabou por ganhar por 2-0, praticamente afastando o Sporting do título.

O repórter fotográfico que a conseguiu foi Filipe Amorim, da Global Imagens.

Na imagem surgem Fábio Silva, atualmente no FC Porto e na altura jogador do Benfica, a abraçar Eduardo Quaresma, central do Sporting, que fez esta última pré-época com o plantel principal.

«O Sporting tinha acabado de perder, eu estava em lágrimas e o Fábio deu-me um abraço para me confortar. Para nós foi uma coisa normal», começa por dizer Eduardo Quaresma ao Maisfutebol.

«Sou muito amigo do Fábio Silva, já o conheço há muitos anos. Considero-o como um irmão. Somos amigos desde que tínhamos seis ou sete anos. Conheci-o num torneio que se chama Copa do Guadiana, ele jogava no FC Porto e eu no Fabril. Desde então ficámos sempre próximos. Encontrávamo-nos nas seleções jovens e quando nos defrontávamos.»

Eduardo Quaresma confessa de resto que nenhum dos miúdos, nem Fábio Silva nem ele próprio, esperavam que a fotografia se tornasse tão viral.

«As reações à fotografia foram excelentes. Muita gente mandou-me mensagens a dizer que foi um gesto muito bonito, que tinha gostado muito e que devia haver mais gestos como aquele», adianta.

«Se era capaz de repetir este abraço na Supertaça? Se fosse convocado, era muito provável que sim. Tenho amigos do outro lado, por isso era muito provável que sim.»

Ora nas vésperas de um Benfica-Sporting, que seguramente vai ferver como todos os dérbis entre eternos rivais, recuperar a fotografia de Filipe Amorim ganha ainda mais significado.

No fundo aquela imagem tem o condão de nos resgatar a todos a esperança no futuro.

O futebol pode continuar a ser apenas futebol e o dérbi pode continuar a ser apenas um dérbi. Cheio de rivalidade e tensão, mas cheio também de companheirismo, respeito e amizade.

«Nunca na vida imaginei que aquela fotografia fosse tornar-se tão viral como tornou. Achei que podia ser uma boa imagem, sobretudo pelo dia em que foi tirada, em que um adepto do Sporting tinha morrido atropelado perto do Estádio da Luz, mas a exposição que ela ganhou ultrapassou tudo o que tinha pensado», confessa também ao Maisfutebol o repórter fotográfico Filipe Amorim.

«A imagem acontece no fim do jogo. O Benfica ganhou por 2-0 e já tinha imagens dos jogadores do Benfica a festejar, por isso estava à procura de jogadores leoninos, queria retratar a desilusão do Sporting. Apanhei aquela imagem do Fábio Silva a abraçar um jogador do Sporting e percebi que era uma imagem boa, sobretudo naquele dia negro para o futebol português.»

A partir daí Filipe Amorim perdeu o controlo sobre a imagem. Nas redes sociais espalhou-se a uma velocidade vertiginosa, como imagem de fé e confiança no futuro.

Um futuro que se quer com mais Eduardos Quaresma e Fábios Silva.

Continue a ler esta notícia

Relacionados