O dérbi joga-se ao longo de toda a época, fora das quatro linhas, mas agora, por mais noventa minutos, as câmaras apontam para os verdadeiros protagonistas. O «show off» vai para intervalo, venha de lá a promoção ao futebol português.

O momento:

Sporting: cinco vitórias consecutivas – ou oito triunfos nos últimos nove jogos, como Jorge Jesus prefere dizer- atestam o bom momento da equipa leonina. O melhor ciclo da época, que até pode fazer com que uma vitória no dérbi reacenda o sonho do título. Eventualmente será tarde de mais, tendo em conta que a luta não está limitada a duas vias da Segunda Circular, mas um triunfo no dérbi deixaria uns quantos leões a sonhar.

Benfica: dois triunfos consecutivos, num ciclo de seis jogos sem perder (dez se tivermos em conta apenas a Liga). A equipa de Rui Vitória teve um ou outro deslize, mas a verdade é que nunca caiu em ciclo negativo, e assim foi segurando a liderança. Embora não seja o último, o vulcão de Alvalade é o mais alto dos obstáculos da caminhada para o «tetra».

Ausências:

Sporting: Marvin Zeegelaar cumpre castigo

Benfica: Jardel está lesionado

Discurso direto:

Jorge Jesus: «Um dérbi entre Sporting e Benfica é, desde sempre, e sempre será um jogo de paixão, um jogo com características diferentes, pelo sentimento de rivalidade, pela paixão de cada um. Isso faz com que sejam sempre espetáculos entusiasmantes. E espero que, dentro do espetáculo, os jogadores do Sporting tenham mais qualidade do que os do Benfica para podermos ganhar, que é o nosso objetivo.»

Rui Vitória: «Temos a consciência de que vamos defrontar uma equipa com valor, com jogadores de qualidade e que está bem organizada. (...) Qualquer das equipas sabe que pode ganhar à outra. O Sporting vai querer ganhar três pontos para se aproximar mais na tabela. Nós vamos querer continuar nesta posição, cimentá-la e dar continuidade ao que temos feito.»

Histórico de confrontos:

82 duelos para o campeonato com o Sporting na condição de visitado e saldo favorável aos leões, com 32 vitórias, mas o Benfica com possibilidade de empatar as contas, já que tem 31 triunfos (empates somam-se 19). 

Equipas prováveis:

Sporting

Outros convocados: a lista só é divulgada no dia do jogo

Benfica

Outros convocados: Júlio César, André Almeida, Lisandro, Eliseu, Filipe Augusto, Samaris, Carrillo, Cervi, Zivkovic e Raúl Jiménez

Nuno Travassos