Desp. Aves: verão agitado à espera de assentar (apresentação) - TVI

Desp. Aves: verão agitado à espera de assentar (apresentação)

Augusto Inácio

Muitas saídas, muitas entradas e muitas incógnitas no plantel que continua a ser orientado por Augusto Inácio

O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do Desp. Aves

Augusto Inácio continua à frente do Desp. Aves depois de ter conseguido manter o clube na Liga e conduziu uma revolução no plantel. Saíram muitas das referências da época passada e chegaram muitas caras novas, naquele que foi o verão mais movimentado entre os clubes da Liga, descontando os recém-promovidos Famalicão e Gil Vicente, em circunstâncias diferentes.

As mudanças começaram nas saídas de muitos dos jogadores mais utilizados na época passada, que foram acontecendo ao longo da pré-época: os emprestados Rodrigo Soares e Mama Baldé, mas também Diego Galo, Vítor Gomes, Derley, Fariña, Vítor Costa, Jorge Fellipe, Luquinhas e por fim Ponck, todos eles deixaram as Aves. E foi chegando muita gente. Reforços são até agora 15. Entre eles alguns nomes familiares e apostas que despertam curiosidade, mas sobretudo muitas incógnitas, num plantel com jogadores de mais de uma dezena de nacionalidades e a maioria com pouca experiência de Liga. As mudanças, diz Inácio, pretendem trazer mais estabilidade para o futuro, deixando nomeadamente a equipa menos dependente de empréstimos.

No plantel principal estão também alguns jogadores promovidos da equipa sub-23 que foi campeã da primeira edição da Liga Revelação: Aflalo, Bruno Lourenço, Ricardo Rodrigues e Miguel Tavares, à espera de oportunidades de afirmação.

As movimentações não ficam por aqui. O Desp. Aves mantém-se no mercado, ainda à procura de colmatar lacunas identificadas pelo treinador: no centro da defesa nomeadamente, para onde chegou o até agora último reforço, o brasileiro Marlon. Além disso ainda há jogadores indisponíveis, quando a época para o Desp. Aves já começou com a eliminação da Taça da Liga, frente ao Gil Vicente. O arranque da temporada, no meio da indefinição e da necessidade de tempo para absorver as mudanças, vai exigir muito da experiência de Inácio. Para chegar ao fim cumprindo o objetivo assumido, estabilizar o clube na Liga.

Objetivo: Permanência

Classificação época passada: 14º

Melhor classificação: 13º (1985/86 e 2017/18)

Treinador: Augusto Inácio

O plantel do Desp. Aves

Entradas: Mehrad Mohammadi (Sepahan), Mohamed Touré (AD Oliveirense), Afonso Figueiredo (Rio Ave), Bruno Xavier (Oeste/Nacional-SP), Bruninho (Tombense), Adam Dzwigala (Wisla Plock), Estrela (Varzim), Rúben Macedo (Desp. Chaves), Peu (Samorin), Adi Mehremic (Karpaty), Kevin Yamga (Chievo Verona), Enzo Zidane (Lausanne), Welinton Junior (Coritiba), Mahmoud Kahraba (Zamalek), Bruno Jesus (São José), Andrej Simunek (Osijek)

Saídas: Carlos Ponck (Basaksehir), Rodrigo Defendi (Estoril), Jorge Fellipe, Braga (Leixões), Rodrigo Soares (fim de empréstimo), André Ferreira (fim de empréstimo Benfica), Derley, Fariña, Mama Baldé (fim de empréstimo Sporting), Vítor Costa (Lens), Luquinhas (Legia Varsóvia), Diego Galo (Desp. Chaves), Vítor Gomes (Omonia)

Equipa-tipo:

Atenção a:

Enzo Zidane

Poucos apelidos pesarão como este, por isso nas Aves ele é apenas Enzo. O mais velho dos quatro filhos de Zinedine Zidane descartou profissionalmente o nome do pai desde cedo – usa Fernández, nome da mãe -, precisamente para tentar aliviar um pouco essa pressão. Enzo, 24 anos, tem tentado fazer o seu percurso, que começou em Espanha.

Fez a formação no Real Madrid e estreou-se pela equipa principal em novembro de 2016… pela mão do pai. Um único jogo, uma partida de Taça do Rei frente ao Cultural Leonesa, onde sair do banco e até marcou. Na temporada seguinte saiu para o Alavés, a meio da época rumou ao Lausanne e na temporada seguinte voltou a Espanha, para jogar no Rayo Majadahonda, na II Liga. Agarrou agora a oportunidade de voltar a emigrar, para jogar no principal escalão português, numa fase crucial da sua carreira. Há muitas caras novas nas Aves, mas a curiosidade em torno do que fará Enzo é inevitável.

As 18 equipas da Liga, uma a uma

Continue a ler esta notícia