Santa Clara: estabilidade de olho num recorde (apresentação) - TVI

Santa Clara: estabilidade de olho num recorde (apresentação)

Santa Clara

Depois da melhor época de sempre, açorianos mantêm a base e procuram selar uma inédita terceira permanência seguida

O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do Santa Clara

O Santa Clara vem de uma época histórica, o 10º lugar na primeira época na Liga após uma longa ausência, naquela que foi apenas a terceira presença de sempre do clube açoriano no primeiro escalão e a melhor de sempre em termos de classificação. João Henriques continua à frente de uma equipa que mantém boa parte da base e olha com otimismo para a nova temporada. O objetivo é conseguir algo inédito: manter o Santa Clara na Liga por três épocas consecutivas.

São até agora oito os reforços do Santa Clara, que apostou em jogadores jovens para consolidar várias posições. A começar na baliza, para onde chegou o jovem André Ferreira, que deixa o Benfica em definitivo. Na defesa, além da experiência de João Afonso, contratado ao V. Guimarães, há mais opções novas para o futuro, com destaque para o lateral-direito Rafael Ramos, de volta a Portugal depois de jogar nos Estados Unidos e de ter passado a última época no Twente. Nené, com formação no Sp. Braga e que chega do Fafe, é reforço para o meio-campo, tal como Lincoln, promessa brasileira que chega do Grémio. Por fim, o extremo Carlos Júnior, que jogou na época passada no Rio Ave.

Pode não ficar por aqui, tanto a nível de entradas como de saídas. Com a possível mudança do avançado Guilherme Schettine para o Sp. Braga, ele que também esteve na órbita do Benfica, o Santa Clara poderá ter de voltar nomeadamente a olhar para as opções de ataque.

A pré-temporada deixou a sensação de um Santa Clara estável, com capacidade para continuar o bom trabalho e as boas ideias da época passada, se a lógica de estabilidade não sofrer muitas alterações até ao fecho do mercado. A vitória sobre o Belenenses no primeiro jogo oficial da época, para a Taça da Liga, reforçou a confiança de uma equipa que parece estar preparada para a luta. Começa já no sábado, com o Santa Clara a apadrinhar a estreia do regressado Famalicão.

Objetivo: Permanência

Classificação época passada: 10º

Melhor classificação: 10º (2018/19)

Treinador: João Henriques

O plantel do Santa Clara

Entradas: Nené (AD Fafe), Zaidu Sanusi (Mirandela), João Afonso (V. Guimarães), André Ferreira (Benfica), Steven Pereira (CSKA Sofia), Carlos Júnior (Rio Ave), Rafael Ramos (Twente), Lincoln (Grémio)

Saídas: Clemente e Accioly (acabam carreira), Kaio Pantaleão (Krasnodar), Serginho (Varzim), Rui Silva (fim de empréstimo do Sp. Braga), Chrien (fim empréstimo Benfica), Minhoca (Varzim)

Equipa-tipo:

Atenção a:

Lincoln

Uma promessa nos Açores. Lincoln tem 20 anos e é um talento precoce, que parte para a sua segunda experiência no futebol europeu. Nascido em Porto Alegre e formado no Grémio, o médio ofensivo que foi desde os 13 anos presença regular nas camadas jovens brasileiras e apontado em 2015 pelo jornal Guardian como uma das promessas do futebol mundial entrou desde cedo no radar da equipa principal.

Estreou-se no Grémio pela mão de Luiz Felipe Scolari num jogo do Campeonato Gaúcho, tinha 16 anos. Fez 11 jogos nessa temporada e mais ainda na época seguinte, entre o Brasileirão e a Libertadores, onde se estreou a marcar aos 17 anos. Em 2017 participou no início da campanha que terminaria com a conquista da Taça Libertadores pelo Grémio, mas nessa temporada acabaria por emigrar. A primeira experiência na Europa foi na segunda divisão do futebol turco, no Caykur Rizespor, onde fez 20 jogos e marcou três golos. Voltou para o Brasil, passou por um empréstimo ao At. Mineiro e chega agora a custo zero aos Açores, à procura de confirmar todas as expectativas que o rodearam desde cedo. Ainda não se estreou, à espera da chegada do certificado internacional.

As 18 equipas da Liga, uma a uma

Continue a ler esta notícia