Tondela: muitas mudanças e o desafio de sempre (apresentação) - TVI

Tondela: muitas mudanças e o desafio de sempre (apresentação)

Tondela

Espanhol Natxo Gonzalez estreia-se no futebol português à frente de uma equipa que viu sair várias das referências

O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do Tondela

Mudou muito em Tondela de uma época para a outra. Do treinador à equipa, começando nos gabinetes, agora com o antigo jogador espanhol David Belenguer como líder da SAD. Depois da saída de Pepa, a escolha para o banco recaiu num compatriota, estreante absoluto no futebol português. Natxo González, 53 anos, treinou o Deportivo Corunha até abril deste ano e na época passada o Saragoça, ambos na segunda divisão, depois de orientar vários clubes nas divisões secundárias espanholas.

O primeiro desafio foi reconstruir o plantel, que perdeu boa parte dos jogadores nucleares da época passada. Sairam David Bruno, Ricardo Costa, Joãozinho, Jorge Fernandes, Peña, Icaro, Arango, Tomané e Delgado. Ainda lá está Cláudio Ramos, o senhor da baliza, mas por outro lado o mercado continua aberto.

O Tondela já foi buscar mais de uma dezena de reforços e na defesa conseguiu encontrar opções seguras, de jogadores com experiência na Liga: dos veteranos Yohan Tavares e Filipe Ferreira aos mais jovens João Vigário e Bruno Wilson. Chegaram ainda o brasileiro Philipe Sampaio, ex-Feirense, e o espanhol Manu Sanchez.

Pepelu, cedido pelo Levante, é o outro reforço espanhol do Tondela, opção para o meio-campo tal como os brasileiros Pedro Augusto e Richard. O clube voltou a conseguir garantir a continuidade de João Pedro, de novo cedido pelo LA Galaxy. Na frente há mais dois reforços a falar castelhano: os hondurenhos Jonathan Toro e Rubilio Castillo.

Entre caras novas e os jogadores que se mantêm, o desafio é o de sempre: desenvolver uma equipa competitiva, que consiga repetir aquilo que o Tondela alcança há quatro épocas seguidas, a permanência na Liga. Desde que subiu pela primeira vez, em 2015, o clube beirão não voltou a descer, embora tenha andado quase sempre em apertos até ao final. Na estreia oficial, o Tondela foi eliminado da Taça da Liga pelo Penafiel. Resta agora o campeonato, que para o Tondela começa na segunda-feira, em casa do V. Setúbal.

Objetivo: Permanência

Classificação época passada: 15º

Melhor classificação: 11º (2017/18)

Treinador: Natxo González

O plantel do Tondela

Entradas: Bruno Wilson (Sp. Braga), João Vigário (V. Guimarães) Yohan Tavares (Troyes), Philipe Sampaio (Feirense), Jonathan Toro (Huesca), Manu Sánchez (Cádiz), Richard (Internacional de Porto Alegre), Pepelu (Levante, empréstimo), Rubilio Castillo (Saprissa), Pedro Augusto (médio, São Paulo), Filipe Ferreira (Nacional)

Saídas: Ícaro (Feirense), David Bruno, Juan Delgado (Necaxa), Joãozinho (APOEL), Ricardo Costa (Boavista), Tembeng, Jorge Fernandes (Kasimpasa), Sergio Peña, Pablo Sabbag,  Arango e Tomané (Estrela Vermelha), Patrick (Farense)

Equipa-tipo:

Atenção a:

Rubilio Castillo

Chamam-lhe Rubigol. Foi dos últimos a chegar a Tondela, depois de ter representado as Honduras na Gold Cup, onde marcou dois golos em três jogos. Encontrou outro compatriota em Tondela, o jovem Jonathan Toro, uma promessa a descobrir. Castillo já tem outra experiência.

Aos 27 anos, foi figura do Motagua, campeão hondurenho, durante várias épocas. É o melhor marcador da história do clube e o terceiro melhor de sempre da Liga das Honduras. Teve já uma passagem pelo México, para representar o Correcaminos e na temporada passada rumou à Costa Rica para jogar no Saprissa, de onde saiu depois de marcar sete golos em 20 jogos.

Tem mais de 20 internacionalizações pelas Honduras, duas presenças na Gold Cup. E foi depois da competição continental da Concacaf deste ano que surgiu a oportunidade de jogar pela primeira vez na Europa. Tondela é a porta de entrada deste avançado que se define como homem de área e garante que o nome do clube já é famoso no seu país. «Já há muitos adeptos nas Honduras que são do Tondela», garante.

As 18 equipas da Liga, uma a uma

Continue a ler esta notícia