Moreirense: mudanças depois da melhor época (apresentação) - TVI

Moreirense: mudanças depois da melhor época (apresentação)

Apresentação Moreirense

Clube fez na época passada a melhor campanha de sempre, mas as muitas mudanças e saídas aconselham a moderar expectativas

O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do Moreirense

O Moreirense vem de uma temporada acima das previsões mais otimistas, a melhor de sempre na Liga. Essa campanha liderada por Ivo Vieira, que rumou a Guimarães, foi excecional para a realidade do clube. Serve de exemplo e motivação, ainda que o cenário tenha mudado muito em Moreira de Cónegos, do treinador ao plantel.

As mudanças e as saídas de jogadores que fizeram a diferença na época passada, como Chiquinho e Arsénio mas também Jhonatan, Ruben Lima, Heriberto, Ivanildo ou Neto, aconselham inevitavelmente a moderar as expectativas para a nova época. Ainda que continuem algumas das referências da equipa, como Halliche, que só regressou agora de férias e começa a época como campeão africano, depois de ter vencido o CAN com a Argélia. O escolhido para liderar a equipa foi Vítor Campelos, que já tinha passado pelo clube em 2005/06, tem um longo percurso como adjunto, esteve três temporadas à frente do V. Guimarães B e estreia-se como treinador principal na Liga, ainda que já tenha orientado um jogo como interino pela equipa principal do V. Guimarães.

Chegaram muitas caras novas, num plantel que tem para já onze reforços. O Moreirense procurou apostar na experiência, reforçando a defesa com jogadores como Rosic, Djavan ou Steven Vitória, de regresso a Portugal, além do brasileiro Pasinato para a baliza. E ainda o médio Alex Soares, que também está de volta e que terá a oportunidade de jogar ao lado do irmão, Filipe Soares - uma aposta para o futuro, contratado ao Estoril. Tem ainda o jovem lateral Abdu Conté, que chegou a fazer parte da pré-temporada com o Sporting mas rumou a Moreira de Cónegos, e foi a Penafiel buscar o avançado Fábio Abreu e ao Feirense contratar Luís Machado.

Vários dos reforços ganharam já lugar no onze, que Vítor Campelos diz ter já definido. Mas que precisará necessariamente de tempo e consolidação para poder fazer um campeonato tranquilo e alcançar o objetivo de consolidar o estatuto do clube na Liga. Na estreia oficial, o Moreirense foi afastado da Taça da Liga em casa do V. Setúbal. No arranque da Liga tem uma viagem curta mas de grande exigência, a visita ao Sp. Braga.

Objetivo: Permanência

Classificação época passada:

Melhor classificação: 6º (2018/19)

Treinador: Vítor Campelos

O plantel do Moreirense

Entradas: Sori Mané (Cova Piedade), Rosic (Nacional), Steven Vitória (Lechia Gdansk), Djavan (Desp. Chaves), Luís Machado (Feirense), Mateus Pasinato (XV Piracicaba), Fábio Abreu (Penafiel), Luiz Henrique (Náutico), Alex Soares (Omonia Nicosia), Abdu Conté (Sporting), Filipe Soares (Estoril)

Saídas: Jhonatan (V. Guimarães), Arsénio, Chiquinho (Benfica), Heriberto (fim do empréstimo Benfica), Ivanildo (fim empréstimo Sporting), Rúben Lima (fim de contrato), Idriss (Felgueiras), Bruno Silva, Gustavo (Cova Piedade), Neto (Al-Fayha), Alan Schons (Penafiel)

Equipa-tipo:

Atenção a:

Fábio Abreu

Um regresso à Liga, depois de duas épocas em Penafiel, onde foi opção regular e marcou 12 golos na primeira temporada. Foi um dos jogadores que chegou para um ataque do Moreirense que perdeu várias das referências ofensivas. Extremo rápido, Fábio Abreu tem nacionalidade angolana e origens em Inglaterra, onde começou a jogar.

Completou a formação no Marítimo, passou por um empréstimo ao Ribeira Brava e voltou aos Barreiros. Entre 2014/15 e 2015/16 alternou entre a equipa B e a equipa principal, acabando por sair depois para Penafiel. Neste defeso esteve perto do Gil Vicente mas acabou por rumar a Moreira de Cónegos, Aos 26 anos, procura aqui a oportunidade de se afirmar na Liga, num clube que tem conseguido potenciar talento.

As 18 equipas da Liga, uma a uma

Continue a ler esta notícia