Famalicão vence Rio Ave no último jogo de preparação - TVI

Famalicão vence Rio Ave no último jogo de preparação

  • Nuno Dantas
  • 27 jul 2019, 21:30
FC Famalicão (Foto Facebook)

Grande golo de Guga valeu o triunfo aos famalicenses

Relacionados

Uma boa primeira parte valeu ao Famalicão o triunfo por 2-1 sobre o Rio Ave. A equipa orientada por João Pedro Sousa, que este ano regressa à I Liga, mostrou estar preparada para as exigências do principal campeonato nacional. Já os vilacondenses estão a sentir mais dificuldades em assimilar as ideias do novo técnico e voltaram a perder – quarta derrota em jogos de preparação. A Taça da Liga marca oficialmente o início da temporada para as duas equipas. O Famalicão joga em casa com o vencedor do jogo entre o Sporting da Covilhã e o Varzim. O Rio Ave também espera o adversário que vai sair do encontro entre a UD Oliveirense e o Mafra. Os jogos são no próximo sábado (3 de agosto).

O Famalicão foi dono e senhor do primeiro tempo. Teve mais posse de bola, mais ocasiões de perigo, forte reação à perda da bola e mostrou já bom entendimento entre os jogadores, apesar de iniciarem a partida com apenas dois jogadores que transitaram da época passada (Defendi e Anderson). Em sentido contrário, o Rio Ave entrou em campo com dois reforços (Kieszek e Pedro Amaral), mas denotando muitas dificuldades em manter posse de bola e alguma falta de entendimento entre os jogadores.

A formação de Carlos Carvalhal -que mandou aquecer 11 jogadores à meia hora de jogo - tentava chegar muito depressa ao ataque, o que facilitava a vida aos locais que, facilmente, apareciam entre linhas, nomeadamente nas costas dos médios mais recuados do coletivo de Vila do Conde. Por isso, não foi de estranhar que os da casa tenham chegado cedo ao golo. Kieszek ainda evitou o golo de Pedro, que surgiu solto à entrada da área. Contudo, na sequência do lance, os famalicenses trabalharam bem até o esférico sobrar para Anderson - após toque de calcanhar de Lameiras - que, à entrada da área, rematou a contar.

O tempo foi passando e os da casa continuaram com sinal mais.  Kieszek voltou a negar o golo aos famalicenses com uma espetacular defesa a parar uma cabeçada de Anderson. Com o aproximar do descanso o jogo ficou feio, com os jogadores a terem entradas mais duras e quezílias constantes. Ao intervalo, o técnico do Rio Ave preferiu dar a palestra no banco de suplentes, em vez de recolher às cabines.

Para a segunda parte, esperavam-se grandes mudanças no Rio Ave, porém o treinador rioavista fez apenas duas alterações: colocou Messias no eixo da defesa e Carlos Mané na ala direita. Por sua vez, João Pedro Sousa fez três alterações, fazendo entrar Walterson para o lado esquerdo do ataque, Diogo Gonçalves para a direita e William para o centro da defesa.

O Rio Ave melhorou e o Tarantini podia ter chegado ao empate por duas vezes, mas Defendi mostrou-se atento. Nesta altura, era o capitão vila-condense que ia criando perigo, surgindo muitas vezes junto ao avançado. Golo acabou por surgir ao quarto de hora. Carlos Mané, com um bom passe, isolou Bruno Moreira que bateu o guardião famalicense.  O Famalicão sentiu o golo e teve dificuldades em assumir novamente as despesas do jogo. Ainda assim, acabou por marcar o segundo, num grande golo de Guga – remate de fora da área sem hipóteses para Kieszek. E foi tudo. Com as muitas substituições efetuadas pelas duas equipas pouco mais se jogou.

 

Famalicão, 2

Rio Ave, 1

Estádio Municipal de Famalicão

Árbitro: João Silva. Assistentes: Cristiano Araújo e Diogo Mesquita

Famalicão: Defendi, Lionn, Nehuen, Riccieli, Tymon, Gustavo Assunção, Guga, Pedro Gonçalves, Fábio Martins, Anderson e Lameiras. Treinador: João Pedro Sousa

Jogaram ainda: Walterson, Diogo Gonçalves, Martinez, William, Ofori, Hugo Gomes, João Neto e Centelles

Rio Ave: Kieszek, Nelson Monte, Filipe Augusto, Borevkovic, Murilo, Tarantini, Bruno Moreira, Diego, Nadjack, Pedro Amaral e Gabrielzinho. Treinador: Carlos Carvalhal

Jogaram ainda: Carlos Mané, Messias, Mehdi, Ronan, Vitó, Joca

Golos: 1-0, por Anderson (11); 1-1, por Bruno Moreira (61); 2-1, por Guga (71)

Continue a ler esta notícia

Relacionados