Benfica: uma liderança que se consolida fora de casa - TVI

Benfica: uma liderança que se consolida fora de casa

Vitória Guimarães-Benfica (Lusa)

Mais seis pontos do que o FC Porto e mais nove do que o Sporting: registo positivo da equipa de Rui Vitória longe da Luz tem feito a diferença na Liga

Benfica na frente, FC Porto no seu encalço. A diferença entre primeiro e segundo encurtou-se de quatro pontos para apenas um depois de no sábado os dragões terem vencido em casa do Estoril (1-2), pelo menos até à noite desta segunda-feira, quando o líder e tricampeão poderá voltar a repor as distâncias caso vença o V. Setúbal no Bonfim.

Com a 19.ª jornada ainda em disputa é já possível verificar uma tendência nesta edição da Liga: a grande diferença entre o primeiro e os seus concorrentes principais tem sido feita nos jogos fora.

Em nove jogos fora (o décimo joga hoje em Setúbal), o Benfica venceu sete, empatou um (no Dragão) e perdeu outro (na Madeira, frente ao Marítimo). No total das jornadas fora a equipa de Rui Vitória somou 22 pontos em 27 possíveis (marcou 16 golos e sofreu cinco).

A título comparativo, o FC Porto somou 16 pontos nos mesmos 27 possíveis fora de casa (14 golos marcados e quatro sofridos), tendo averbado quatro empates (Tondela, V. Setúbal, Belenenses e Paços), todos com um placard nulo, e uma derrota em Alvalade (2-1) no clássico da 3.ª jornada.

Em suma: é o bom registo positivo do Benfica longe da Luz que tem feito a diferença na Liga. Até porque para o FC Porto o Dragão tem sido «uma fortaleza», como bem sublinha Nuno Espírito Santo, tendo apenas perdido dois pontos em 30 – e só por causa de um golo nos descontos de Lisandro López, que valeu ao Benfica o empate no clássico ao cair do pano. Ou seja, em casa, o FC Porto é a melhor equipa da Liga –, enquanto no seu reduto o Benfica empatou dois jogos, frente a V. Setúbal e Boavista.

Deslocações cavam diferença para os rivais

Fora de casa, o Benfica fez mais seis pontos do que o FC Porto, mais do que a distância entre ambos na Liga, e mais nove do que o Sporting.

No caso dos leões é sobretudo a fraca prestação fora de casa que ajuda a perceber a época bem abaixo das expetativas: 13 pontos somados em 27 possíveis, o que resulta de três vitórias e quatro empates em nove jogos fora de Alvalade (12-12 em golos). Os modestos resultados fora de Alvalade ajudam a perceber o atraso da equipa de Jorge Jesus no campeonato.

Aliás, FC Porto (16 pontos fora) e Sporting (13) ficam não só aquém do Benfica nas deslocações para o campeonato como também do V. Guimarães, que apesar do quinto lugar na classificação geral é a segunda melhor equipa da Liga, considerando apenas os jogos como equipa forasteira. Longe do D. Afonso Henriques a formação orientada por Pedro Martins fez os mesmos 22 pontos que o Benfica, embora tenha realizado já mais um jogo (10).

Se esta época os jogos fora estão a fazer a diferença entre os da frente, na anterior foram, pelo contrário, os resultados em casa a valerem o título ao Benfica. Em 2015/16, os encarnados somaram 88 pontos no total, mais dois do que o Sporting, que no entanto teve um ponto a mais nos jogos fora (44 contra 43 do Benfica). Recuando um pouco mais, em 2014/15, os jogos fora foram também decisivos para que o Benfica conquistasse o título com 85 pontos contra 82 do FC Porto, segundo classificado. Dos três pontos de avanço, dois deles foram conseguidos no comparativo fora de casa (38 do Benfica contra 36 do FC Porto).

Nada, porém, comparado com o atual campeonato, em que as prestações fora de casa estão claramente a fazer a diferença no topo da classificação.

Para cumprir a partida da 19.ª jornada, o Benfica terá pela frente a equipa de José Couceiro, que foi a única, juntamente com o Boavista de Miguel Leal (jornada 17), a roubar-lhe pontos na Luz. Em termos históricos, os sadinos não têm dado grande réplica em casa e neste século ainda não venceram o Benfica no Bonfim para o campeonato: a última vitória sobre os encarnados para a Liga foi em maio de 1999, há quase 18 anos.

Esta segunda-feira, a partir das 20 horas, o Benfica joga fora... Pela frente, além do V. Setúbal, terá o desafio de conseguir confirmar a tendência vitoriosa que lhe vai garantindo vantagem na liderança da Liga.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE