PSP reforça segurança para clássico de «risco elevado» - TVI

PSP reforça segurança para clássico de «risco elevado»

Adeptos protestam contra derrota do Sporting, polícia faz cordão

Polícia tem plano preparado para festas da conquista do campeonato em Lisboa e no Porto

A PSP montou «um esquema de segurança adequado para garantir a tranquilidade» no jogo de «risco elevado» FC Porto-Sporting, que inclui a possibilidade da festa da conquista do campeonato pelos portistas.

«O plano acautela todas as medidas para que o evento decorra bem, do ponto de vista de garantir a segurança de todos os que se deslocarem ao estádio do Dragão», explicou o subintendente Cardoso da Silva.

A PSP espera cerca de 40 mil espetadores no Dragão, dos quais cerca de mil serão adeptos do Sporting, que terão o ponto de encontro recomendado no parque dos STCP de Bonjóia, de onde sairão escoltados por agentes para o estádio.

Cardoso da Silva referiu que a operação poderá levar a «condicionamentos pontuais do trânsito», além dos «constrangimentos do fluxo normal na deslocação para o Dragão», e alertou ainda que os agentes serão «intolerantes para com o estacionamento abusivo na VCI».

O responsável disse ainda que a PSP irá montar um perímetro de segurança em torno do estádio «adequado a este tipo de jogo» e alertou para a necessidade de os adeptos afluírem atempadamente, dado que serão submetidos a revista para entrar no recinto.

FC Porto e Sporting defrontam-se no sábado, às 18h30, no Estádio do Dragão, em jogo da 34.ª jornada da Liga, com os «dragões» a precisarem de vencer e esperar por uma derrota do Benfica com o Santa Clara para revalidar o título.

Se o Benfica for campeão, a PSP tem um esquema de segurança montado para a zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, que passam por cortes de trânsito, controlo de acessos e revistas a todas as pessoas, bem como a instalação de barreiras de betão.

A zona da Boavista, no Porto, local onde se costumam concentrar os adeptos do Benfica nas celebrações das conquistas «encarnadas», também vai ser controlada, estando previstos cortes de trânsito e controlo de acesso das pessoas para prevenir «eventuais perturbações da ordem pública».

Os pontos de controlo de acesso e de revista vão ser feitos, a partir das 19h30, na avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Tomás Ribeiro, Joaquim António de Aguiar, da Liberdade e António Augusto Aguiar, bem como nas ruas Martens Ferrão e Braamcamp.

A PSP indica também que as estações de Metro do Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas vão estar encerradas, a partir das 18h00, e os acessos ao interior vão ser controlados por polícias, mas a circulação das carruagens não vai parar.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE