Eusébio: a homenagem da federação em forma de testemunhos - TVI

Eusébio: a homenagem da federação em forma de testemunhos

Eusébio na fachada da Federação (foto FPF/Diogo Pinto)

Fernando Gomes, Fernando Santos, Humberto Coelho e João Vieira Pinto lembram o Pantera Negra

Relacionados
No dia em que o país assiste à trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional, a Federação Portuguesa de Futebol também rendeu uma homenagem ao Pantera Negra com a publicação de uma série de testemunhos de personalidades ligadas ao futebol, todas inseridas no quadro federativo, a começar pelo presidente Fernando Gomes, passando pelo selecionador Fernando Santos, que chegou a cruzar-se com Eusébio no Benfica, e ainda os antigos jogadores Humberto Coelho e João Vieira Pinto.

Fernando Gomes manifestou o seu apreço por um dos grandes «embaixadores portugueses no mundo». «A sua forma de ser e de estar era conhecida, sempre representou Portugal de uma forma espetacular», destaca presidente da Federação Portuguesa de Futebol (confira a mensagem completa no vídeo no fundo da página).

O selecionador nacional Fernando Santos, por seu lado, recorda que ainda chegou a jogar com o Pantera Negra na Luz. «Em 1973 pude participar com ele nos treinos porque nessa altura eu estava nos quadros do Benfica. Conviver com ele e, portanto, ver mais de perto o que era o Eusébio da Silva Ferreira...não só nessa componente técnica e na sua qualidade per si de jogador, mas também na sua aptidão para o treino. Era uma coisa fantástica», destacou.

Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, enaltece a universalidade que Eusébio trouxe ao futebol português. «Representou Portugal no Desporto, no futebol, como ninguém», referiu.

Já João Vieira Pinto, diretor da FPF, recorda que partilhou muitos momentos com o «King» nos seus primeiros tempos no Benfica. «O Eusébio, para além de grande referência que foi no futebol português, para mim e para muitos como eu, foi também um amigo. Privei muitas vezes com ele, deu-me muitos conselhos, foi das primeiras pessoas que me ajudou no Benfica», destacou também.

O testemunho de Fernando Gomes:


O testemunho de Fernando Santos:


O testemunho de Humberto Coelho:


O testemunho João Vieira Pinto:
Continue a ler esta notícia

Relacionados