Sporting: julgamento de Alcochete começa esta segunda-feira - TVI

Sporting: julgamento de Alcochete começa esta segunda-feira

3/10 Momentos Nacionais de 2018

Processo com 44 arguidos vai decorrer no Tribunal de Monsanto

Relacionados

O julgamento ao ataque à Academia do Sporting, ocorrido a 15 de maio de 2018, arranca nesta segunda-feira, num processo com 44 arguidos, que vai decorrer nas instalações do Tribunal de Monsanto, em Lisboa.

Em agosto deste ano, o juiz de instrução criminal Carlos Delca decidiu levar a julgamento os 44 arguidos nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP), no âmbito do processo do ataque à Academia.

Foram pronunciados 41 elementos do Grupo Organizado de Adeptos Juventude Leonina (Juve Leo) e do subgrupo Casuais (Casuals), em coautoria, por 40 crimes de ameaça gravada, por 19 crimes de ofensas à integridade física qualificadas e por 38 crimes de sequestro (97 crimes classificados como terrorismo, puníveis com pena de prisão de dois a 10 anos).

Estes 41 arguidos estão também pronunciados por dois crimes de dano com violência, por um crime de detenção de arma proibida agravado e por introdução em lugar vedado ao público.

Quatro destes elementos da claque respondem ainda por outros crimes, como resistência e coação sobre funcionário, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho, o líder da claque Juve Leo, Nuno Mendes, conhecido como Mustafá, e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos, vão responder, como autores morais, por 40 crimes de ameaça gravada, por 19 crimes de ofensas à integridade física qualificadas e por 38 crimes de sequestro.

Mustafá responde ainda por um crime de tráfico de estupefacientes.

Pode acompanhar o início do julgamento na emissão da TVI24.

Continue a ler esta notícia

Relacionados