Factos e argumentos: Petit não forçou amarelos para o Dragão mas poupou - TVI

Factos e argumentos: Petit não forçou amarelos para o Dragão mas poupou

Petit

Treinador do Marítimo admitiu cartões propositados a jogadores antes do jogo frente ao Benfica. Contra o FC Porto a estratégia foi diferente

Relacionados

«FACTOS E ARGUMENTOS» é um espaço do Maisfutebol destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.

Petit causou polémica ao admitir no final do jogo frente ao Feirense (2-0), no domingo, ter pedido aos jogadores para forçarem cartões amarelos de modo a «limpar» a ficha disciplinar e falharem o jogo contra o Benfica, da 30.ª jornada.

No final do jogo, o técnico do Marítimo disse também que poupara jogadores com o FC Porto, no jogo do Dragão, da 26.ª jornada, «que estavam ‘à bica’ para jogar com o Nacional».

O Maisfutebol foi confirmar as palavras ditas pelo técnico dos insulares e constatou que Petit também poupou jogadores no Dragão, mas que a estratégia frente FC Porto e Benfica foi diferente.

À 25.ª jornada, na vitória por 3-2 contra o Moreirense – jogo que antecedeu o duelo no Estádio do Dragão – Zainadine e Edgar Costa viram, respetivamente, o oitavo e o quarto cartão amarelo na Liga, situação que os colocou, ante o FC Porto, em risco de suspensão para o dérbi madeirense com o Nacional, da 27.ª jornada.

Se no caso de Zainadine uma contusão na coxa o deixou indisponível para o jogo, no de Edgar Costa o facto de estar «à bica» para o duelo com o Nacional, fez Petit deixá-lo no banco por opção técnica, uma vez que não havia castigo disciplinar a cumprir contra o FC Porto. Suplente não utilizado foi também o avançado camaronês Joel Tagueu, que também tinha quatro amarelos.

E é precisamente o caso de Joel que mostra que Petit podia ter adotado a mesma estratégia para o FC Porto, relativamente ao que agora fez para o Benfica. Tudo porque o avançado entrou no jogo do Moreirense com quatro cartões amarelos, mas acabou por não ver o quinto e, consequentemente, não «limpou» a folha disciplinar para o jogo no Dragão.

«Já tínhamos poupado alguns jogadores, com o FC Porto, no Dragão, que estavam ‘à bica’ para jogar com o Nacional», disse Petit, este domingo, em conferência de imprensa. Na verdade, assim foi.

Porém, no jogo com o Feirense, que antecede a visita à Luz, a estratégia foi diferente e o técnico admitiu logo à partida prescindir de alguns jogadores assumindo a estratégia de forçar cartões para limpar a suspensão. Assim sendo, Zainadine, Edgar Costa e Joel Tagueu viram amarelo e atingiram o limite de cartões, o que lhes vale um jogo de suspensão a cumprir contra o Benfica.

No caso de Zainadine, foi o nono amarelo (o que vale a segunda suspensão). Para Edgar e Joel, foi o quinto a cada.

«Cada semana tem a sua estratégia. Faltam cinco jogos, vamos apanhar uma equipa difícil como é o Benfica. Temos um plantel com 24 jogadores e acreditamos que aqueles que vão entrar podem garantir a conquista de pontos. Por isso, optámos por deixar que esses jogadores levassem o amarelo, para que estejam disponíveis para os quatro jogos finais», afirmou Petit.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE