Declarações de Sá Pinto, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (0-2) sobre o V. Guimarães:

«O Braga tem estado sempre bem, se falarmos só dos resultados da Liga é que não têm sido coincidentes com a nossa qualidade de jogo. De resto, no domínio, controlo e chegadas temos sido fortes. Há muito que merecíamos uma vitória como esta, conquistada com todo o mérito».

«O resultado é justo, é demasiado evidente. Acho que fomos superiores na qualidade, na chegada, controlámos o jogo do princípio ao fim e podíamos ter feito mais golos. O adversário não teve oportunidades e não é fácil jogar em Guimarães, que tem uma boa equipa. Sabíamos que era um dérbi, especial, sabemos a importância deste resultado. Fizemos um jogo muito completo, os jogadores estão de parabéns. Também agradecer aos nossos adeptos, que estiveram qui em grande número».

«Sabemos que o jogo é feito de estratégia, fomos fortes com bola, em transição, soubemos acelerar, soubemos parar. Soubemos chegar com gente a zonas de finalização. O plano estratégico foi aplicado de uma forma exemplar sem tirar a diversão e o prazer de jogar, isto não é playstation e não admito que os meus jogadores não se divirtam. Não têm uma única oportunidade de golo, fechamos bem os espaços, conforme disse».

[Primeira linha de pressão foi determinante?] «Estrategicamente soubemos explorar aquilo que tínhamos a explorar. Soubemos tapar os espaços onde normalmente constroem, as triangulações que fazem. É uma equipa com jogadores de qualidade, como tinha dito. Tem um plantel de grande qualidade, sabíamos que íamos defrontar uma boa equipa. Soubemos impor a nossa variabilidade de construção. A equipa esteve sempre muito segura e muito concentrada, nestes jogos é sempre importante a concentração. Fizemos dois golos, foi o suficiente, podíamos ter feito mais. Hoje nem sequer o empate interessava».

[Como viveu o primeiro dérbi] «É um dérbi fantástico, os adeptos de Guimarães são também fervorosos, apaixonados. Deram muito ao jogo, os do Braga também. Parabéns ao público que veio, um dia chuvoso e difícil para todos, um dérbi que todos gostam de viver».