Figura: «carrasco» Taremi

Depois dos três golos marcados na goleada ao Desp. Aves, o avançado iraniano voltou a estar em pleno destaque esta noite em Alvalade ao arrancar as três grandes penalidades, todas com faltas cometidas por Sebastian Coates. Três lances em que o avançado, exímio a explorar espaços, fugiu a toda a gente e foi sempre travado pelo central uruguaio.

Momento: Coates deita tudo a perder

O Rio Ave tinha empatado o jogo com a segunda grande penalidade. Faltavam apenas seis minutos para o final. Acuña ainda levantou as bancadas com um remate ao poste, mas, na resposta, Taremi voltou a escapar e foi ceifado por Coates. Terceira falta do uruguaio sobre o iraniano, desta vez com cartão vermelho. Filipe Augusto bisou e o jogo ficou sentenciado.

Outros destaques: confira a FICHA DO JOGO

Coates

Noite para esquecer para o Uruguaio com três grandes penalidades e um cartão vermelho. Três penalties, todos cometidos sobre Taremi, a comprometer em definitivo as aspirações do Sporting que tinha dado tudo para virar o resultado.

Bruno Fernandes

Resultado inglório para o capitão do Sporting que, depois de mais uma semana em que andou as primeiras páginas dos jornais, com notícias de mercado, foi igual a ele próprio e voltou a liderar o Sporting, jogando e fazendo jogar. Levou a equipa ao colo até à reviravolta, marcou o 50.º golo pelo Sporting, mas também não pode fazer tudo sozinho.

Raphinha

Noite para esquecer para o brasileiro. Depois de ter sido protagonista em Portimão, o brasileiro foi um verdadeiro desastre esta noite. Comprometeu em toda a linha, tanto a defender, como a atacar. Parecia que a bola lhe queimava os pés, perdendo muitos lances com más receções e raramente acertou um cruzamento. Em todo o jogo, só conseguiu um lance vistoso quando arrancou em velocidade e, já na área, tentou servir Bruno Fernandes. Muito pouco.

Filipe Augusto

Grande jogo do brasileiro a pautar todo o jogo do Rio Ave, gerindo o meio-campo e servindo de placa giratória, fazendo a bola circular de uma ala para a outra ou optando por passes em profundidade a explorar a velocidade de Nuno Santos e, sobretudo, de Taremi.

Tarantini

A jogar ao lado de Filipe Augusto, o experiente médio foi preponderante nos momentos-chave do jogo. Ajudou a quebrar o ritmo de jogo, quando o Sporting procurava a reviravolta, ainda na primeira parte, e depois foi também determinante a ajudar a sua equipa a assumir o controlo do jogo, com posse de bola e uma excelente gestão na distribuição do jogo. Ele próprio surgiu várias vezes na área a procurar desequilíbrios.

Ricardo Gouveia / Estádio de Alvalade