Benfica invicto em casa há (quase) três épocas. E o Marítimo deixa? - TVI

Benfica invicto em casa há (quase) três épocas. E o Marítimo deixa?

Maritímo-Benfica (LUSA/ Gregório Cunha)

Há mais para os «encarnados» fazerem neste sábado do que apenas o jogo da festa com os adeptos em casa. Ficar invicto na Luz será mais um marco para Jorge Jesus

O Benfica entra campeão nacional no Estádio da Luz, quando jogar com o Marítimo um dos jogos que neste sábado colocam o ponto final na Liga portuguesa 2014/15 com o fecho da 34ª e última jornada.

Os «encarnados» vão subir ao relvado em ambiente de festa; o título já está ganho. O jogo vai ser de consagração. A equipa liderada por Jorge Jesus vai querer fazer a festa do título brindando os seus adeptos com mais uma vitória.

Este triunfo, nesta conjuntura tão almejado, pode ter mais significado, porém, do que apenas o da festa. Em caso de vitória, mas também de um empate, frente ao Marítimo – o convidado que calhou em sorte para as celebrações «encarnadas» em casa, numa espécie de antecâmara que as duas equipas vão experimentar antes de se defrontarem na final da Taça da Liga no próximo dia 29 (em Coimbra) –, o Benfica somará a terceira liga consecutiva invicto na sua casa.



O último jogo em que o Benfica perdeu no Estádio da Luz para o campeonato remonta à época 2011/12. O adversário autor da proeza foi o FC Porto, com o polémico golo de Maicon a carimbar o triunfo dos visitantes. Foi em março de 2012. Desde então, o Benfica – já de Jorge Jesus – nunca mais perdeu um jogo da Liga como anfitrião: 2012/13; 2013/14 e a presente 2014/15 em que falta um jogo.

O que faz com que, se não perderem com o Marítimo neste sábado, os «encarnado» terão ficado três épocas consecutivas invictos em casa para o campeonato – com apenas oito empates cedidos.

A última vez que um registo tão bom como este (que está em hipótese) aconteceu foi na época 1990/91, com o Benfica da segunda passagem de Sven-Goran Eriksson pela Luz – há quase 25 anos. O sueco já vinha da época anterior, mas, a primeira temporada do último «tri» invicto em casa para o campeonato foi feita por Toni.

Registos tão bons como o que pode ser alcançado, ou melhores, há sete na Luz:

34/35 Vítor Gonçalves
35/36 Lipo Herczka
36/37 Lipo Herczka
37/38 Lipo Herczka
41/42 Janos Biri
42/43 Janos Biri
43/44 Janos Biri
66/67 Fernando Riera
67/68 (Fernando Riera/Fernando Riera e) Otto Glória
68/69 Otto Glória
70/71 Jimmy Hagan
71/72 Jimmy Hagan
72/73 Jimmy Hagan
76/77 John Mortimore
77/78 John Mortimore
78/79 John Mortimore
80/81 Lajos Baroti
81/82 Lajos Baroti
82/83 Sven-Goran Eriksson
83/84 Sven-Goran Eriksson
88/89 Toni
89/90 Sven-Goran Eriksson
90/91 Sven-Goran Eriksson

Foram seis as vezes em que houve três épocas seguidas sem o Benfica perder em casa e só uma em que o clube da Luz esteve quatro temporadas invicto no campeonato: 80-84. Mas também se vê aqui que não houve qualquer treinador a conseguir melhor do que o «tri», como Lipo Herczka, Janos Biri, Jimmy Hagan e John Mortimore.

Jorge Jesus pode, assim, juntar-se a este quarteto e adicionar mais uma marca ao seu currículo na Luz, como o primeiro treinador português a estar três épocas seguidas no Benfica sem perder em casa para a Liga.



Não sofrer uma derrota como anfitrião tem sido uma das imagens de marca dos títulos de campeão do Benfica de Jesus – como também já tinha acontecido em 2009/10. Mas, isso, não quer dizer que há reversibilidade. Como se viu, em 2012/13, já não houve derrotas na Luz, mas o campeonato foi ganho pelo FC Porto.

Falta um jogo para o Benfica fechar mais um campeonato em grande plano. Falta ao Benfica saber o que o Marítimo terá para dizer no jogo de sábado. E, voltando a fazer uso do histórico, as últimas quatro épocas em que os madeirenses visitaram o Benfica perderam. Recuando até à quinta, o Marítimo foi à Luz empatar naquele que foi o primeiro jogo de Jorge Jesus como treinador do Benfica na Liga. Foi um empate 1-1 em agosto de 2009.



Não foi a estreia mais feliz para Jorge Jesus na Liga 2009/10, mas o empate não impediu o título, assim como uma igualdade no sábado não impedirá o registo imaculado sem derrotas. E a história joga claramente a favor da equipa da Luz. Em 34 jogos para o campeonato em casa, o Benfica só uma vez perdeu com o Marítimo: os madeirenses venceram 1-0 em setembro de 1987.

E além do empate de há cinco épocas, o Marítimo só regressou a casa mais três vezes com uma igualdade. O Benfica ganhou 29 jogos do campeonato tendo a equipa da Madeira como sua visitante. E os «encarnados» costumam ganhar com muitos golos. O Benfica marcou em 94% dos jogos; o que não espanta dado o número de vitórias, mas que é reforçado pelo facto de, em 34 partidas, só uma ter terminado com um «nulo».

O Marítimo também costuma ajudar à festa nas bancadas do Benfica com os tão desejados golos tendo marcado em 59% dos encontros. A confirmar estas duas percentagens de concretização estão os dois resultados mais comuns nestes 34 jogos de campeonato entre Benfica e Marítimo na Luz: por cinco vezes o Benfica venceu 3-1 e por outras cinco venceu 2-0.
Continue a ler esta notícia