V. Guimarães-Famalicão, 5-2 (crónica) - TVI

V. Guimarães-Famalicão, 5-2 (crónica)

Primeiro treino Vitória

Bolas paradas fazem Vitória golear na primeira mostra aos seus adeptos

O V. Guimarães goleou o Famalicão (5-2) naquela que foi a primeira mostra da temporada aos seus adeptos. Sem um número considerável de reforços, apenas quatro, e com muita juventude da equipa B, o conjunto de Ivo Vieira demonstrou um maior nível e entrosamento, construindo um resultado volumoso.

Em ano de regresso ao convívio com os grandes do futebol português, os famalicenses pagaram a fatura das muitas mexidas em relação à época passada. O técnico João Pedro utilizou 25 jogadores, sendo que dezanove são caras novas, o que por si só indicia o muito trabalho que há pela frente.

Face a estes indicadores, a equipa da casa galvanizou-se e apontou cinco golos, quatro deles de bola parada. Aliás, esse foi o tónico dominante do encontro, uma vez que apenas dois dos sete golos do encontro foram apontados precisamente de lances deste tipo.

João Correia, um dos jovens da equipa B que se tem mostrado a Ivo Vieira, foi o primeiro a fazer a Academia do Vitória explodir ao marcar na sequência de um lance confuso no interior da área do Famalicão. Rochinha tirou o cruzamento, há um primeiro cabeceamento e o extremo culminou a jogado empurrando para o fundo das redes poucos minutos após ter visto ser-lhe anulado um golo por fora de jogo.

O golo surgiu a dez minutos do intervalo, sendo que no derradeiro minuto um dos reforços no onze de Ivo Vieira apontou o segundo. Em mais um lance de bola parada Bondarenko finalizou num lance idêntico ao do primeiro golo, correspondendo a uma primeira tentativa de remate de João Correia.

Deu nas vistas o defesa central ucraniano cedido pelo Shakhtar, demonstrando estar sereno no eixo da defesa. Blati, o outro reforço que alinhou na primeira metade, correu muito no miolo, mas esteve ainda algo perdido, mostrando-se essencialmente na pressão.

No lado do Famalicão o extremo Fábio Martins foi dos mais irrequietos a tentar provocar desequilíbrios, mas sempre sem sequência. Ofori esteve em todo o lado no meio campo, forte fisicamente o ganês deu equilíbrio ao setor intermediário.

Ainda sem qualquer derrota nesta pré-temporada, após duas vitórias o conjunto orientado por João Pedro encaixou novo golo pouco depois, novamente da autoria de um central. Desta vez foi Venâncio a cabecear após cruzamento de Rafa Soares, de livre.

Na transformação de um castigo máximo Fábio Martins ainda ameaçou devolver o Famalicão à disputa do resultado, mas o tento não galvanizou os famalicenses, e o Vitória respondeu com dois golos em três minutos. Rafa Soares marcou também de grande penalidade e o jovem Reisinho marcou naquele que foi o lance da tarde, a rematar de primeira após um toque de calcanhar de João Pedro no coração da área.

Walterson ainda marcou o segundo do Famalicão nos derradeiros instantes, mas sem por em causa o triunfo da equipa da casa. Triunfo robusto do V. Guimarães, uma equipa claramente mais entrosada nesta fase da pré-temporada. Os pupilos de Ivo Vieira demonstram um futebol vertical após a pressão exercida sobre o adversário, a exemplo do que aconteceu a temporada passada em Moreira de Cónegos.

Os vimaranenses entram em campo, desta feita a doer, dentro de semana e meia, em jogo a contar para a Liga Europa. Perante mais de três mil adeptos num campo com capacidade nem para metade dos espectadores presentes, o Vitória deu uma boa imagem ao terceiro jogo de pré-época.

ACADEMIA DO VITÓRIA, CAMPO N.º3

V. GUIMARÃES – 5
FAMALICÃO – 2

V. GUIMARÃES (4x3x3): Miguel Silva; Victor Garcia, Tapsoba, Bondarenko e Florent; Romain, Blati e André Almeida; Rochinha, Guedes e João Correia.

Jogaram ainda: Douglas, Pedro Henrique, Venâncio, Rafa Soares, João Carlos Teixeira, Musrati, Miguel Oliveira, Lucas Soares, Reisinho, Davidson e João Pedro.

FAMALICÃO (4X3X3): Defendi; Lionn, Perez, Hugo Gomes e Alex Centelles; Guga, Ofori e Rúben Lameira; Diogo Gonçalves, Anderson e Fábio Martins.

Jogaram ainda: Vítor Caetano, Gaby, Kanoté, Luís Rocha, Cafú, Chicão, Gustavo, Feliz, Pedro Gonçalves, Walterson, Paulo Bessa, Jorge Ferreira, Bryan e Capela.

GOLOS: João Correia (34’), Bondarenko (45’), Venâncio (53’), Fábio Martins (59’ g.p.) Rafa Soares (62’ g.p.), Reisinho (65’) e Walterson (84’).

Continue a ler esta notícia