Ecopista a ligar Trás-os-Montes a Espanha - TVI

Ecopista a ligar Trás-os-Montes a Espanha

Ambiente

Autarquias querem prolongar Linha do Corgo até ao país vizinho

A Linha do Corgo, em Vila Real, poderá finalmente ser ligada a Espanha, não através de carris porque já foram desactivados há muito, mas por uma ecopista, que já liga Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, refere a Lusa.

Os seis quilómetros da desactivada Linha do Corgo nesta zona foram transformados em ecopista mas o objectivo é prolongar a via até Laza, na Galiza.

A Linha do Corgo, que começou a ser explorada comercialmente em Maio de 1906, chegou a ligar os concelhos da Régua, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

No entanto, no dia 01 de Janeiro de 1990 encerrou o troço Vila Real - Chaves. Agora, o restante troço, entre Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, foi suspenso para obras de requalificação da via.

A ecopista aproveita o ramal ferroviário do Corgo, ao longo de seis quilómetros entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, e é utilizada por muitas pessoas que se deslocam a pé ou de bicicleta.

No entanto, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, afirmou que ideia é unir, através de uma ecopista, o seu concelho a Chaves e Laza, na Galiza.

Para o efeito será aproveitada a desactivada linha do Corgo entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves (19 quilómetros), estendendo-se depois pela margem do rio Tâmega até Laza (14 quilómetros).

Só que a candidatura «Via Verde do Vale do Tâmega», liderada pelo município de Vila Pouca de Aguiar, e que envolve ainda Chaves e as localidades espanholas de Verin e Laza, foi reprovada este mês por falta de verbas.

O projecto foi apresentado em Abril do ano passado ao programa Interreg através da Comunidade Territorial de Cooperação do Vale do Tâmega.

Apesar deste contratempo, Domingos Dias afirma que os autarcas vão continuar a insistir no projecto, apresentando uma nova candidatura mal seja possível.

A ideia era instalar ao longo da via equipamentos de apoio, nomeadamente estacionamento para bicicletas e infra-estruturas sanitárias, prevendo-se ainda a recuperação e adaptação de estações, apeadeiros ou pontes e a aquisição de equipamento de apoio virtual, como audioguias e sistemas de GPS.

Em Vila Real, a autarquia quer ligar três bairros periféricos através de uma ciclovia que será construída ao longo da desactivada linha do Corgo.

O projecto «Articular» prevê a regeneração urbanística dos bairros de Santa Maria, Pimenta e Araucária, e representa um investimento de 10 milhões de euros.
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