Festival gay e lésbico denuncia homofobia - TVI

Festival gay e lésbico denuncia homofobia

  • Portugal Diário
  • 5 set 2006, 15:49

10ª edição vai exibir 114 filmes e promover debates sobre o tema

A 10ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa (FCGLL) vai exibir este ano 114 filmes e promover debates sobre a homofobia, um tema escolhido pela organização para «denunciar a realidade em Portugal», escreve a «Lusa».

O certame, que foi hoje apresentado à comunicação social, decorre entre 15 e 24 de Setembro nos cinemas Quarteto e São Jorge, estando também previstos ciclos no Goethe Institut e uma sessão especial sobre homofobia no dia 19, no Instituto Franco-Português.

Em declarações à «Lusa», João Ferreira, director do certame, explicou que «a questão da discriminação e preconceito de que as pessoas são alvo devido à sua orientação sexual tem atravessado os dez anos do festival porque infelizmente o tema adequa-se à realidade portuguesa».

«O caso Gisberta (transsexual agredido até à morte por um grupo de 13 jovens menores) é um exemplo dessa realidade contra a qual queremos lutar através de debates e sessões especiais sobre a homofobia e transfobia», salientou.

Na presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, José Amaral Lopes, e de Albino Cunha, presidente da Associação Cultural Janela Indiscreta, João Ferreira agradeceu o apoio da autarquia, que ascende a 30 mil euros e que passará a ser concedido trienalmente.

«Somos um festival que conquistou um espaço em Lisboa e que resistiu durante dez anos, mas não foi fácil porque lutámos sempre com constrangimentos. Nunca sabíamos quanto dinheiro íamos conseguir para fazer» o certame, disse ainda.

Nesta 10ªa edição, o Festival Gay e Lésbico - que representa as expressões gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual - irá apresentar 30 longas-metragens (dez em competição), 34 documentários (18 me competição), e 50 curtas-metragens (36 em competição).
Continue a ler esta notícia