288 painéis solares em condomínio lisboeta - TVI

288 painéis solares em condomínio lisboeta

Central fotovoltaica

Um «sinal do futuro da política energética de cidade»

Relacionados
O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, descreveu esta quarta-feira a instalação de 288 painéis solares num condomínio com 388 fogos, em Lisboa, como «um sinal do futuro da política energética de cidade».

O condomínio Jardins de São Bartolomeu, localizado na Alta de Lisboa, contém 288 painéis solares, alimentados por 16 unidades de microprodução fotovoltaica.

O sistema já funcionava desde 26 de Fevereiro com 14 unidades, no entanto foram postas em funcionamento mais duas unidades esta quarta-feira.

«Isto é um sinal do futuro da política energética de cidade. Espero que este seja um exemplo para os outros condóminos, porque cuidar do ambiente é responsabilidade de todos», comentou.

Esta iniciativa enquadra-se no programa «Renováveis na Hora», que visa a promoção da microprodução de energia eléctrica utilizando fontes renováveis, reduzindo desta forma o consumo e criando receitas.

A instalação dos painéis representa um investimento de 315 mil euros, segundo explicou à Lusa Paulo Dias, um dos administradores do condomínio. «Fizemos as contas e constatámos que o investimento que fizemos iria gerar receitas anuais pela venda de energia na ordem dos 50 mil euros», apontou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados