Reciclagem explicada com ecopontos insufláveis e jogos didácticos - TVI

Reciclagem explicada com ecopontos insufláveis e jogos didácticos

Reciclagem

Iniciativa decorre no Parque Eduardo VII, em Lisboa

Ecopontos insufláveis e jogos interactivos com objectivos didácticos fizeram da manhã deste domingo das crianças que foram com os pais passear até ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, uma forma divertida de aprender mais sobre reciclagem, noticia a Lusa.

Ivânia tem seis anos e já sabe o que é reciclar. Já sabe que as embalagens vão para o ecoponto amarelo, o papel para o azul e o vidro para o verde. Já sabe que a reciclagem é importante para preservar o ambiente do planeta. Já sabe quase tudo, mas ainda aprendeu uma coisa nova na manhã de hoje.

«Aprendi que reciclar pode ser divertido», disse a criança de seis anos à agência Lusa, durante um intervalo nos pulos e brincadeiras pelos ecopontos insufláveis e jogos interactivos que ensinam a separar as embalagens que a Sociedade Ponto Verde, empresa responsável pela reciclagem de resíduos, disponibilizou para as crianças no Parque Eduardo VII, numa iniciativa com objectivos didácticos.

«Com esta iniciativa aquilo que pretendemos com tudo o que desenvolvemos, que é ensinar as pessoas que separar as embalagens em casa é importante e qual é a melhor forma de o fazer, o que se consegue com isso, o que é que o mundo, o ambiente e cada um de nós ganha em fazer um acto tão simples como colocar nos ecopontos as embalagens que separa em casa», explicou à Lusa a coordenadora de Marketing da Sociedade Ponto Verde, Joana Santos.

Para a responsável da empresa de reciclagem, é bastante importante e eficaz direccionar este tipo de mensagens para os mais novos.

«As crianças são um veículo bastante importante de comunicação com os pais». São incentivados «a fazer este tipo de acções, a separar as embalagens, explicam-lhes o porquê, a importância que tem e conseguimos não só trabalhar junto daqueles que amanhã vão ser os adultos mas trabalhar junto dos próprios adultos através das crianças», sublinhou Joana Santos.

E apesar de todos os esforços de divulgação da importância da reciclagem para a preservação do meio-ambiente, há quem ainda se revele indiferente às campanhas de sensibilização.

«Há algumas pessoas que ainda não estão muito despertas para este tipo de acções. Há quem ainda não tenha percebido a importância da reciclagem e que um acto tão simples que fazemos em casa pode ter repercussões tão importantes para o mundo. É uma questão de ir incentivando para que todos nós possamos beneficiar com isso», referiu Joana Santos.

A iniciativa da Sociedade Ponto Verde decorre este domingo no Parque Eduardo VII, em Lisboa, até ao final da tarde.
Continue a ler esta notícia