Presidente da APAF denuncia 21 agressões a árbitros só em 2018/19 - TVI

Presidente da APAF denuncia 21 agressões a árbitros só em 2018/19

Árbitro

Metade das agressões ocorrem em jogos de camadas jovens

Relacionados

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitro de Futebol (APAF) alertou nesta terça-feira para o número cada vez maior de agressões a árbitros de futebol e futsal e para o aumento deste fenómeno nos jogos dos escalões de formação.

«Infelizmente, desde a última vez que intervim nesta casa, na casa da democracia, há sensivelmente um ano, onde se falou sobre a violência no desporto, cerca de 40 árbitros foram agredidos nas modalidades de futebol e futsal. Só esta época desportiva, que teve início a 1 de julho de 2018, já contabilizámos 21 agressões a árbitros de futebol e futsal», disse Luciano Gonçalves no âmbito de uma audição pública sobre o Desporto na Assembleia da República, em Lisboa.

O dirigente da APAF sublinhou que mais de 95 por cento das agressões ocorrem em jogos ds distritais, sendo que 50 por cento delas acontecem em encontros de camadas jovens.

Luciano Gonçalves aproveitou para lançar o apelo à nova Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD). «Não podemos acabar com o policiamento sem antes mudarmos mentalidades. Temos de sensibilizar, trabalhar nas bases e aproveitar a educação para nos ajudar a melhorar o desporto. E temos de penalizar quem teima em não nos ajudar a mudar estes comportamentos. Não pode continuar este clima de impunidade», rematou.

Continue a ler esta notícia

Relacionados