«Ali não há Norte, não há Sul nem centro, não há cores, há o Porto» - TVI

«Ali não há Norte, não há Sul nem centro, não há cores, há o Porto»

Gonçalo Paciência

Gonçalo Paciência fez um texto de homenagem à festa do São João

Relacionados

«De Frankfurt ao Porto com saudade»: Gonçalo Paciência fez um texto de homenagem à festa do São João, em vésperas daquela que costuma de ser a noite mais longa da Invicta, mas que este ano vai ser vivida de forma diferente devido à pandemia de covid-19.

«Ponto de encontro: Fontainhas. Dividir tarefas entre amigos, balões, música , cerveja, sardinhas, carne e a grelha! É ali que sinto o meu Porto», começa por escrever o antigo avançado do FC Porto, atualmente ao serviço do Eintracht Frankfurt, numa longa mensagem partilhada na sua página de Instagram.

«Quem passa na rua, vai mais cedo para garantir o lugar, ali não há estatutos, não há diferenças, não há norte, nao há sul nem centro, não há cores, há o PORTO, há festa, há lugar para todos, há o nosso S. João!»

Gonçalo Paciência deixou ainda um conselho para os que vão viver a noite no Porto: «Trocaremos as ruas por casa e as aglomerações por grupos pequenos, sempre com todas as medidas a que o momento nos pede. E, claro, terminaremos sempre a noite com um caldo verde!», alertou, concluindo: «Aos que estão na cidade, desfrutem, cuidem-se e continuem a dar o exemplo! Bom São João ao Porto e às suas gentes.»

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

From Frankfurt to Porto with SAUDADE Ponto de encontro Fontainhas, dividir tarefas entre amigos, balões, música , cerveja, sardinhas, carne e a grelha! É ali que sinto o meu Porto. Um olhar para o douro e para a ponte, tão entusiasmante e apaixonante como se fosse a primeira vez que viesse à cidade!A noite que todos os anos esperamos. Quem passa na rua, vai mais cedo para garantir o lugar, ali não há estatutos, não há diferenças, não há norte, nao há sul,nem centro, não há cores , há o PORTO, há festa, Há lugar para todos, há o nosso S.João! Os que passam “cobiçam” a grelha ,pedem para usar, a resposta é sempre um SIM como se de um familiar se tratasse! Recebemos, cuidamos e durante a noite é um dos nossos... De marteladas ao alho porro, “por ruelas e calçadas... por pedras sujas e gastas”, de roulote em roulote, pronúncia do norte vincada, bailaricos na foz, massarelos e miragaia subimos à baixa, enchentes nos aliados, o fogo á meia noite é na ribeira, as margens do rio repletas e os céus iluminados com aquele cheiro inesquecível a uma bela noite de São João ! Ao Sol ou á chuva, com frio ou calor, é a noite mais longa do ano, Dos mais novos aos meus velhos, não há idades, todos passeiam, todos dançam, todos resistem, ninguém recua! Por entre Conhecidos, amigos de amigos, e desconhecidos, por entre caras conhecidas, e outros que não se conhece ,mas sabe-se quem é, o porto sai à rua, juntos e orgulhosos de tão “bairristas” que somos! Contra ninguém, nem com complexos de inferioridade mas um amor louco pelo local onde nascemos! Nem pequenos nem maiores, Iguais, sempre Nobres e Leais! Invictos, e “sem filtro na linguística (será sempre a nossa) maior característica”, um fino será sempre um fino, e nunca uma imperial, pediremos sempre um cimbalino, ao invés de uma bica, e trocaremos sempre os V´s pelos B´s... Mas este ano e Porque “Porto Palavra Exata, nunca Ilude” trocaremos as ruas, por casa e as aglomerações por grupos pequenos, sempre com todas as medidas a que o momento nos pede, e claro, terminaremos sempre a noite com um caldo verde! Aos que estão na cidade desfrutem, cuidem-se e continuem a dar o exemplo! Bom São João🎈 Ao Porto e ás suas Gentes #porto

Uma publicação partilhada por Gonçalo Paciência (@goncalopaciencia9) a

Continue a ler esta notícia

Relacionados