«Quando dizem que vendi Salah, é mentira! Fui eu que o comprei» - TVI

«Quando dizem que vendi Salah, é mentira! Fui eu que o comprei»

Mohamed Salah

Declarações de José Mourinho em declarações à ESPN

José Mourinho colocou um ponto final da especulação em torno dos sucessivos empréstimos de Mohamed Salah à Fiorentina e à Roma quando o treinador português orientava o Chelsea, clube que o contratou ao Basileia em janeiro de 2014.

«É a primeira vez que o vou dizer, porque até agora nunca o disse. É outra injustiça de que se fala: as pessoas dizem que fui eu que vendi o Salah. É o contrário: fui eu que comprei o Salah. Fui eu que disse ao Chelsea para comprar o Salah!», começou por dizer em declarações à ESPN Brasil.

O treinador português explicou por que razão Salah, agora em plano de destaque no Liverpool, não vingou no Chelsea. «Foi no meu tempo que ele veio para o Chelsea, mas veio um menino. Fisicamente não preparado, mentalmente não preparado e social e culturamente perdido. Foi tudo muito difícil para ele. Decidimos emprestá-lo: ele próprio pediu. Queria jogar mais, queria maturar, sair e emprestámo-lo à Fiorentina», recordou antes de voltar a sublinhar a ideia inicial.

«O Chelsea decidiu vender, ok? Quando dizem que fui eu que o vendi, é mentira. Fui eu que o comprei. Concordei com o empréstimo, achei que era necessário e que naquela altura o Chelsea tinha jogadores nas alas que ainda lá estão: o Willian, o Hazard... todo este tipo de jogadores já num nível diferente. E a decisão de emprestar foi tomada coletivamente, mas posteriormente a decisão de vender não foi uma decisão minha. Mas, mesmo que fosse, no futebol equivocamo-nos tantas vezes e há jogadores que se desenvolvem de uma forma que não esperamos e outros que não se desenvolvem da maneira que esperávamos. Nem considero erros: considero ossos do ofícios.»

Durante a segunda passagem de Mourinho pelo Chelsea, Salah foi emprestado duas vezes. Esteve uma época na Fiorentina e outra na Roma, que decidiu avançar para a contratação do egípcio a título definitivo no verão de 2016, quando o treinador português já não estava nos Blues.

Garantindo estar feliz pelo sucesso de Salah, Mourinho não escondeu alguns espanto pelas performances recentes do jogador do Liverpool. «Acho que até surpreendeu a ele próprio, porque está a ser uma coisa fantástica. Mas ser um grande jogador que neste momento está na idade da maturidade, que já viveu um determinado número de experiências e que encaixou muito bem num estilo de equipa de treinador e de clube, não me surpreende muito.»

Continue a ler esta notícia