VÍDEO: Jesus recebe Medalha Tiradentes e até é brindado com cânticos - TVI

VÍDEO: Jesus recebe Medalha Tiradentes e até é brindado com cânticos

Jorge Jesus

Técnico português distinguido novamente no Brasil

Jorge Jesus continua a receber distinções no Brasil: nesta quinta-feira o técnico português do Flamengo recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Curiosamente, a homenagem remete para um herói brasileiro na luta contra o domínio português: Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes por ser dentista.

«É uma história revolucionária em relação ao colonialismo português, e é curioso um português receber agora uma medalha em homenagem a ele. Ainda bem que é assim. D. Pedro I também deu a independência ao Brasil em 1822, sem problema nenhum. Na Revolução de 1974 também não houve tiros nem sangue. Nós, portugueses, sabemos fazer as coisas. Portugal e Brasil vão estar sempre ligados, pela história e pelo sangue», referiu Jesus.

Acarinhado do outro lado do Atlântico, onde ganhou o Brasileirão e a Taça Libertadores, o técnico português reiterou que a devoção dos adeptos terá influência na decisão de continuar (ou não) no Flamengo.

«Quando cheguei ao Brasil vinha com um sonho. Não sabia que ia realizá-lo, mas sabia que tinha muito para dar certo. O que não sabia era o impacto destes títulos na vida das pessoas, na sociedade, num clube que é uma referência mundial. Isso não tinha noção, e mexe comigo, como é óbvio», acrescentou.

A forma como Jesus tem sido acarinhado foi visível, de resto, nesta homenagem na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com a plateia a entoar o cântico habitualmente cantado nas bancadas para o técnico.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, foi distinguido com o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Veja as declarações de Jorge Jesus e do presidente do Flamengo aos jornalistas:

 

Gabriel Barbosa também vai receber a Medalha Tiradentes, mas não marcou presença na cerimónia, pelo que a entrega será feita posteriormente.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE