Ex-Belenenses e Amora teve dedo na ida de Jesus para o Flamengo - TVI

Ex-Belenenses e Amora teve dedo na ida de Jesus para o Flamengo

Jorge Baidek e Jorge Jesus (arquivo pessoal)

Jorge Baidek foi treinado pelo português na equipa da margem sul e aconselhou-o a dirigentes do clube carioca

Relacionados

Jorge Baidek, antigo futebolista brasileiro e agora empresário com ligações a Portugal, revelou que teve influência no processo da ida de Jorge Jesus para o Flamengo.

«Depois de ele sair do clube da Arábia [Al Hilal], nós encontrámo-nos  no meu escritório em Lisboa. Ele falou-me que estava a ver outras possibilidades na Europa ou no mundo árabe, mas que se surgisse uma oportunidade de trabalhar num grande clube no Brasil poderia aceitar», recordou em declarações prestadas à ESPN brasileira.

«Fui ao Brasil e, sabendo dos problemas de saúde do Abel Braga, liguei ao Paulo Pelaipe [diretor para o futebol do Flamego], que estava com o Marcos Braz [vice-presidente do Flamengo]. Falei de um treinador que tinha muita vontade de trabalhar no Brasil e que estava disponível. Sugeri o nome do Jorge Jesus, falámos sobre a maneira de ele trabalhar. Eles disseram que estavam a aguardar o regresso do Abel. Depois, como os resultados não estavam a ser os esperados pela direção do Flamengo, começaram a conversar», acrescentou Jorge Baidek, que aconselhou o Flamengo a Jorge Jesus quando outros dois clubes brasileiros estavam interessados no português.

Classificação do Brasileirão

«Um dia, eu estava a almoçar com o Jesus e o meu filho em Lisboa. Dois clubes brasileiros, que não vou falar o nome, queriam a sua contratação. Eu disse que a equipa certa era o Flamengo, pelo potencial que tinha de jogadores e por ser um clube financeiramente equilibrado. A situação demorou um pouco e o Jesus foi ver um jogo do Atlético-MG para a Libertadores. Eu disse-lhe: 'Calma que mais cedo ou mais tarde o Flamengo pode dar-te uma oportunidade.' E foi o que aconteceu. A direção do Flamengo entrou em contacto com ele alguns dias depois. O Flamengo sabendo dessa vontade, a direção deu seguimento e foi à Europa para concretizar a negociação.»

Jorge Baidek, que em Portugal jogou no Belenenses, Vizela e no Amora, foi treinado por Jorge Jesus na equipa da margem sul do Tejo, onde o português se iniciou como treinador há cerca de 30 anos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados