Myanmar: Tóquio quer câmara de jornalista morto - TVI

Myanmar: Tóquio quer câmara de jornalista morto

  • Portugal Diário
  • 2 out 2007, 09:20

Repórter japonês foi morto durante a violenta repressão militar sobre uma manifestação em Rangum

O Japão exige à junta militar birmanesa a restituição da câmara de vídeo do jornalista japonês morto na semana passada durante a violenta repressão militar sobre uma manifestação em Rangum, anunciou hoje o Governo em Tóquio.

Segundo uma informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico, esta exigência foi transmitida pelo enviado do Governo japonês, Mitoji Yabunaka, aos responsáveis da junta militar, num encontro na segunda-feira na nova capital birmanesa, Naypyidaw.

Yabunaka, que é vice-ministro dos Negócios Estrangeiros exigiu também esclarecimentos às autoridades birmanesas sobre as circunstâncias da morte do videojornalista Kenji Nagai, de 50 anos, havendo suspeitas de ter sido morto à queima-roupa por um soldado.

O enviado japonês solicitou também uma entrevista com a opositora birmanesa e Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, em prisão domiciliária, mas a junta ainda não deu o seu acordo.

O Japão contempla aplicar sanções unilaterais a Myanmar (antiga Birmânia), em retaliação pela morte do jornalista japonês e de mais quinze pessoas nas manifestações violentamente reprimidas na semana passada.
Continue a ler esta notícia