Austrália aperta cerco e ameaça os «bad boys» de exclusão - TVI

Austrália aperta cerco e ameaça os «bad boys» de exclusão

Kyrgios  (Reuters)

Comité Olímpico Australiano reprovou publicamente o comportamento dos seus melhores tenistas e tem-nos sob vigilância

Nick Kyrgios e Bernard Tomic são os dois tenistas australianos mais bem classificados no Ranking ATP estando, respetivamente, no 20º e 22º lugares (a partir desta segunda-feira). E são eles as primeiras escolhas para representarem a Austrália nos Jogos Olímpicos. Mas ambos têm tido comportamentos polémicos. E a presença de ambos no Rio 2016 passou a estar em causa.

Não é apenas um deles. São os dois – frisa-se. O Comité Olímpico Australiano (AOC) decidiu colocar os seus «bad boys» (mauzões) em sentido. E ameaçou excluí-los das Olimpíadas. Kyrgios foi posto na mira do AOC devido a antecedentes fora de competição. Tomic teve uma atitude no Masters de Madrid prejudicial para o desportivismo.

Bernard Tomic foi eliminado na primeira ronda do torneio madrileno que acabou neste domingo. Perdeu com Fabio Fognni em dois sets (2-6 e 4-6). Naquele que foi o último ponto do encontro, Tomic recebeu o serviço do italiano com a raqueta virada ao contrário: agarrando no aro e com o cabo apontado para a sua frente.

A complementar o que pode ser tido como falta de desportivismo não jogando para ganhar ou fazendo para perder – dependendo do ponto de vista – Tomic explicou a razão do seu comportamento com as seguintes palavras: «Não me preocupo com aquele match point. Você preocupava-se se tivesse 23 anos e valesse mais de dez milhões de dólares?».

A afirmação dita ao «Gold Coast Bulletin» motivou reações. A Chefe de Missão da Austrália condenou publicamente o comportamento: «Foi um comportamento pavoroso. Vai contra os valores sob os quais todos os olímpicos vivem.» «Há alguns atletas que estão sob vigilância e esses dois nomes estão entre eles», confirmou Kitty Chiller, como se pode ouvir no vídeo do «9 News».

A reportagem do canal de Sidney coloca já Tomic com um pé fora do Rio 2016 e Kyrgios na mesma iminência. A decisão do AOC sobre os seus representantes do ténis nas Olimpíadas só será decidida, porém, em meados de junho.

Garantida está, contudo, a vigilância apertada sobre ambos, até porque, quer um quer outro já foram relacionados com outras situações em que foram vistos como não estando a dar o melhor que podiam em court.

Nick Kyrgios tem a juntar ao seu currículo a suspensão de 28 dias que cumpriu por palavras insultuosas a respeito da namorada de Stan Wawrinka. O circuito do ténis reprovou publicamente o comportamento do australiano e este também se desculpou pelos comentários.

A situação terá tido um ponto final com a suspensão. A irreverência de Kyrgios parece distante de parar. Após os comentários da Chefe de Missão da Austrália, o tenista deu a sua explicação a Chiller sobre as razões de estar sob vigilância: o lob que fez a Kei Nishikori em Madrid.

Se no que respeita ao ténis, os atletas ainda estão sob vigilância, no que respeita à proteção de menores, a Austrália garante tolerância zero. O AOC anunciou que alterou os critérios de seleção (olímpica) obrigando todas as federações do país a implementarem uma «Politica de Proteção dos Membros».

«Não é negociável: rejeitaremos qualquer desporto que não tenha implementado uma política de proteção de menores», comunicou John Coates. O presidente do AOC afirmou estar a responder a uma solicitação do presidente da Comissão de Justiça da Austrália e justificou a urgência da decisão que tem efeito já para o Rio 2016: «Todos os desportos na Austrália têm de estar conformes ao Código Mundial Antidoping. Por que é que o abuso de menores não deve ter a mesma importância?»

A organização «It’s a penalty» dedica-se à proteção de menores combatendo o abuso e a exploração durante grandes competições desportivas. Já no Mundial 2014, no Brasil, teve uma campanha de alerta que chegou a mais de 300 milhões de pessoas e que motivou mais de onze mil denúncias. Para o Rio 2016 também já lançou a sua campanha.

Continue a ler esta notícia