Mil escolas apresentam plano para matemática - TVI

Mil escolas apresentam plano para matemática

Ministra da Educação [Arquivo]

São no total 998 projectos candidatos ao plano de acção para a Matemática que serão objecto de assinatura de contratos-programa até ao final do primeiro período lectivo que se inicia esta segunda-feira.

Relacionados
Segundo o «Jornal de Notícias», serão gastos nove milhões de euros ao longo dos próximos três anos.

No entanto, cerca de 150 projectos já estão com os seus contratos aprovados pelo Ministério da Educação (ME) e poderão ser assinados de imediato, estando, portanto, em condições de arrancar antes de Janeiro.

Embora a média dos projectos apresentados visem actuar directamente sobre os três anos anteriores ao 9.º ano, algumas escolas esboçaram planos que vão mais longe, cobrindo do 5.º ao 9.º anos.

De acordo com fonte ligada ao processo, apenas 15 por cento dos 998 projectos envolveram a efectiva contratação de novos professores para cumprir a sua própria proposta.

Noutros casos, as escolas recorreram ao expediente do «crédito horas».

Na prática, essas escolas pedem mais «meia dúzia» de horas a professores subocupados.

Só 20 projectos foram rejeitados liminarmente no âmbito doPlano que visa melhorar a prazo os resultados dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.

O ponto de partida para esta iniciativa de Maria de Lurdes Rodrigues, que hoje fará um balanço do Plano, liga-se com os resultados registados no ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados