BCP e Cofina animam sessão na Euronext Lisboa - TVI

BCP e Cofina animam sessão na Euronext Lisboa

BCP - Milennium

A vontade dos investidores em comprar foi diminuindo ao longo da sessão. Depois de um início de sessão em alta, a Euronext Lisboa acabou por terminar perto da linha de água. O índice PSI20 ganhou 0,01% para os 7.578,63 pontos.

Relacionados
O Banco Comercial Português (BCP) conseguiu travar uma queda no principal índice nacional ao somar 1,06% para os 1,90 euros, o máximo desde Julho. O maior banco privado português despertou o interesse dos investidores ao ter transaccionado perto de 10 milhões de euros, com diversas passagens de centenas de milhares de títulos.

Já a tentar puxar o PSI20 para o vermelho ficaram a Energias de Portugal (EDP) e a Portugal Telecom (PT). Os títulos da eléctrica nacional têm-se mostrado instáveis, perante as incertezas sobre a decisão final da Comissão Europeia à integração do gás. A decisão final apenas será conhecida em Dezembro. As acções perderam 0,88% para os 2,26 euros.

Depois de uma sessão sem um rumo definido, as acções da PT recuaram 0,11% para os 8,92 euros, ao contrário da subsidiária PT Multimédia, que ganhou 0,56% para os 17,95 euros.

De regresso aos ganhos esteve a Brisa, com os papéis da concessionária de auto-estrada a subirem 0,31% para os 6,50 euros. Mas foi a Cofina que liderou os ganhos da sessão. O grupo que detém a Investec ganhou 2,46% para os 3,75 euros, impulsionado pelo anúncio de que vai alargar os serviços de acesso à Internet por banda larga em ADSL.

A Sonaecom foi alvo de tomada de mais-valias por parte dos investidores. As acções da subsidiária de telecomunicações do grupo liderado por Belmiro de Azevedo recuaram 0,85% para os 3,52 euros, enquanto que a Sonae SGPS terminou estável nos 1,02 euros.

Na Europa, foram as empresas exportaras que mais sentiram o efeito gélido do máximo do euro. Os produtos fabricados na Europa ficam muito mais caros quando exportados para mercados onde o dólar é usado como moeda de troca. A agravar o sentimento já negativos dos investidores, o preço do petróleo volta a subir nos mercados internacionais.

O índice espanhol IBEX fechou a ganhar 0,04%, o índice londrino FTSE somou 0,20% e o índice parisiense CAC avançou 0,15%. Pelo contrário, o índice alemão DAX perdeu 0,22%. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones perde 0,4% e o índice Nasdaq recua 0,81%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE