BCP reage em queda à saída de Jardim Gonçalves - TVI

BCP reage em queda à saída de Jardim Gonçalves

BCP - Milennium

Embora a abertura tenha sido em terreno positivo, a Euronext Lisboa acabou por inverter, numa Europa dividida entre o verde e o vermelho. O índice PSI20 perde 0,05% para os 7.839,75 pontos, pressionado pelo BCP.

O Banco Comercial Português (BCP) apresentou, na terça-feira, lucros líquidos de 513 milhões de euros, acima das estimativas dos analistas. No entanto, Jardim Gonçalves apresentou a sua saída após 20 anos à frente da instituição. Paulo Teixeira Pinto vai ser o substituto. Por enquanto, o mercado está a digerir a notícia, estando as acções do maior banco privado português a recuarem 0,98% para os 2,02 euros.

Ainda na banca, esta semana são conhecidos os resultados do BPI e o BES na próxima semana. As acções do banco liderado por Fernando Ulrich somam 0,32% para os 3,13 euros. A instituição liderada por Ricardo Salgado regista um ganho de 0,91% para os 13,28 euros.

Os restantes pesos pesados seguem inalterados. A Energias de Portugal (EDP) segue nos 2,23 euros, enquanto que a Portugal Telecom (PT) situa-se nos 9,30 euros.

A PT Multimédia tem sido alvo das atenções nas últimas sessões, devido ao crescente interesse que a Lusomundo Media tem despertado. Depois dos ganhos vem a correcção, nesta manhã recua 0,21% para os 19,36 euros.

No resto da Europa, o sentimento é misto, animado pelos resultados positivos empresariais, no entanto o elevado preço do petróleo está a condicionar a prestação dos mercados bolsistas. Assim, o índice londrino mantém-se no verde a ganhar 0,23%, enquanto que os restantes já inverteram. O índice espanhol IBEX desce 0,03%, o índice germânico DAX perde 0,09% e o índice francês CAC recua 0,7%.

As bolsas asiáticas terminaram a sessão desta quarta-feira em alta. O índice Nikkei da bolsa de Tóquio somou 0,88% e o índice Hang Seng, de Hong Kong, ganhou 0,29%.

Já os mercados norte-americanos fecharam a sessão de terça-feira em alta, estimulados pela subida na confiança dos consumidores e pelos resultados acima do previsto de algumas das maiores empresas norte-americanas. O índice Dow Jones ganhou 0,95 e o índice Nasdaq subiu 0,67%.
Continue a ler esta notícia