EDP, BCP e PT levam Euronext Lisboa para o vermelho - TVI

EDP, BCP e PT levam Euronext Lisboa para o vermelho

Bolsa de Valores em queda

Depois de na sessão de ontem ter terminado em contra ciclo com o resto da Europa ao fechar em alta, neste início de sessão o mesmo cenário se repete na Euronext Lisboa mas no sentido oposto. O índice PSI20 perde 0,31% para os 7.574,81 pontos.

O Banco Comercial Português (BCP) perde 0,53% para os 1,86 euros, seguido pelos restantes pesos pesados. A Portugal Telecom (PT) desce 0,11% para os 9,12 euros e a Energias de Portugal (EDP) recua 0,88% para os 2,26 euros. A eléctrica nacional corrige depois da valorização da última sessão, na qual o investimento de seis mil milhões de euros para os próximos três anos foi o factor impulsionador dos ganhos.

A Cofina confirmou a separação das áreas de media e indústria, através da criação da Altri para a área industrial. As acções do grupo liderado por Paulo Fernandes avançam 0,27% para os 3,75 euros. Por outro lado, a ParaRede anunciou um aumento de capital para uma «grande aquisição». Depois da forte valorização da última sessão e do volume acentuado, os títulos seguem estáveis nos 38 cêntimos.

A penalizar o principal índice nacional está ainda a Brisa, que corrige dos ganhos da sessão de ontem, tendo fixado novo máximo nos 6,75 euros. Nesta manhã, as acções da concessionária de auto-estradas perdem 0,74% para os 6,70 euros.

No resto da Europa, o sentimento é positivo, mas cauteloso, dado a subida do preço do petróleo e enquanto se espera pelos dados económicos do outro lado do Atlântico. O índice francês CAC ganha 0,08%, o índice alemão DAX soma 0,17%, o índice espanhol IBEX avança 0,19% e o índice londrino FTSE sobe 0,17%.

Os mercados accionistas asiáticos terminaram a sessão desta quinta-feira em queda. O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, desceu 0,29%, com os títulos da Oki Electric e da Honda entre os mais penalizados, devido à forte desvalorização do dólar e a subida do preço do petróleo. Em Hong Kong o cenário foi idêntico. O índice Hang Seng perdeu 0,38%.

As bolsas norte-americanas terminaram em terreno misto, com a banca e as telecomunicações a estimular os ganhos, mas a alta do petróleo a condicionar. O índice Dow Jones fechou a ganhar 0,14% e o índice Nasdaq a perder 0,24%.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE