Euro avança à espera de medidas monetárias vindas dos EUA - TVI

Euro avança à espera de medidas monetárias vindas dos EUA

dinheiro_euro

Os ministros das Finanças da Zona do Euro aumentaram, nesta terça-feira, a pressão sobre os Estados Unidos para que o país mostre que a sua política de fortalecimento do dólar é mais do que apenas retórica e, ao mesmo tempo reduza seus défices orçamental e comercial.

Os pedidos ásperos foram feitos durante a viagem do secretário do Tesouro norte-americano, John Snow, à Europa, o qual enfatizou a intolerância europeia à queda do dólar para mínimos face ao euro, o que pode abater os exportadores da região.

«Queremos que os Estados Unidos apliquem uma política de dólar forte», disse o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker. «Essa é nossa mensagem aos Estados Unidos, porque eles não têm interesse em ver o dólar a cair dessa forma.»



Em conjunto com outros ministros das Finanças, que se reúnem em Bruxelas, enfatizaram o risco que o euro forte impõe à economia da região, acrescentando que uma fraca economia na Zona do Euro não irá ajudar os Estados Unidos.

«Cada um de nós está preocupado com o preço do petróleo e com seus efeitos nas exportações. E cada um de nós está preocupado com a taxa euro - dólar e quais efeitos isso teria sobre as exportações», afirmou o chanceler alemão, Gerhard Schroeder.

A moeda única europeia está cotada nos 1,2976 dólares.
Continue a ler esta notícia