Euronext Lisboa começa a semana marcada por atraso na abertura - TVI

Euronext Lisboa começa a semana marcada por atraso na abertura

bolsa de valores

Depois de uma semana atribulada na praça de Lisboa devido à convocação de eleições antecipadas, este início de sessão também não foi menos atribulado. A Euronext teve problemas técnicos e a abertura das bolsas da plataforma iniciaram a sessão com 45 minutos de atraso.

Após uma abertura em queda ligeira, a Eurnext Lisboa permanece no vermelho, a acompanhar o sentimento verificado nas congéneres. O índice PSI20 abre 0,12% para os 7.432,53 pontos, com apenas dois títulos positivos.

A Portucel e a Semapa são esses dois títulos que conseguem fugir à atracção das perdas. A papeleira soma 0,66% para os 1,53 euros, enquanto que a Semapa ganha 0,24% para os 4,12 euros.

Nos pesos pesados, a Portugal Telecom (PT) recua 0,23% para os 8,80 euros, enquanto que a Energias de Portugal (EDP) e o Banco Comercial Português (BCP) seguem estáveis nos 2,21 euros e nos 1,84 euros, respectivamente.

As atenções estarão hoje concentradas na eléctrica nacional, pois logo à tarde apresenta o plano estratégico para os próximos três anos. Desta apresentação espera-se que saia também alguma declaração sobre o chumbo de Bruxelas à fusão da Gás de Portugal e o quais podem ser as alternativas.

Por outro lado, o euro voltou a bater novo máximo histórico, próximo dos 1,35 dólares. Uma situação que está a preocupar os responsáveis e empresas da Zona Euro, pois a forte valorização da moeda dos Doze pode conduzir ao abrandamento económico na Região. O índice britânico FTSE perde 0,68%, o índice alemão DAX recua 0,38%, o índice espanhol IBEX desce 0,27% e o índice francês CAC diminui 0,53%.

O início de semana nas bolsas asiáticas foi misto. O índice Nikkei da bolsa de Tóquio terminou a sessão desta segunda-feira a perder 0,84%, enquanto que o índice Hang Seng, de Hong Kong, ganhou 0,32%. A tomada de mais-valias e a desvalorização do dólar, que penaliza as empresas exportadoras japonesas, foram os factores de pressão.

Nos Estados Unidos, a sessão da passada sexta-feira ficou marcada pelos números sobre a criação de emprego de Novembro, que ficaram aquém das expectativas, e pelo novo mínimo do dólar face às principais moedas. Ainda assim, os mercados norte-americanos fecharam no verde. O índice Dow Jones ganhou 0,07% e o índice Nasdaq somou 0,08%.
Continue a ler esta notícia