Euronext Lisboa sem acompanhar bolsas europeias nos ganhos - TVI

Euronext Lisboa sem acompanhar bolsas europeias nos ganhos

Euronext (logo)

Enquanto que as principais praças europeias iniciaram a semana em alta, a Euronext Lisboa, pelo contrário, segue perto da linha de água. O índice PSI20 perde 0,06% para os 7.600,41 pontos, com a Portugal Telecom a travar maiores perdas.

De facto, a PT beneficia de duas decisões da Anacom, o regular para o sector das telecomunicações: adiar, para já, as redes de cobre e cabo da PT e a ordem para a Sonaecom retirar o telefone fixo sem assinatura fixa, Optimus home, um produto lançado na semana passada. As acções da PT somam 0,67% para os 9,01 euros.

A Sonaecom recua 1,4% para os 3,53 euros, devido à notícia da Anacom ter ordenado a retirada do mercado da oferta residencial da Optimus home, sob o pretexto de não respeitar a portabilidade prevista no Plano de Numeração Nacional. A Sonaecom já afirmou que irá manter o produto no mercado, mas sob a forma de pré-registo até a situação estar resolvida. Também em queda segue outro título do grupo. A Sonae SGPS recua 0,97% para os 1,02 euros, devido à realização de mais-valias.

Depois de uma valorização de 5% e fixado novo máximo desde meados de 2001 nos 5,37 euros, a Impresa reforça os ganhos nesta segunda-feira. As acções da dona da SIC ganha 0,77% para os 5,24 euros, impulsionadas pelo negócio com o BPI para o controlo total da estação de televisão de Carnaxide e as perspectivas positivas para o mercado publicitário para este ano e 2005.

Ainda nos pesos pesados, a Energias de Portugal (EDP) perde 0,88% para os 2,26 euros, depois do Comité Consultivo acordar com a decisão da Comissão da Concorrência da União Europeia quanto à integração da Gás de Portugal na eléctrica nacional e na Eni. Já o Banco Comercial Português (BCP) segue estável em 1,91 euros.

As bolsas europeias seguem em alta, com os ganhos suportados pelos futuros de Nasdaq, numa semana marcada pela reunião do Banco Central Europeu (BCE) e pelos dados económicos norte-americanos. O índice alemão DAX soma 1,39%, o índice espanhol IBEX ganha 0,18%, o índice francês CAC avança 0,98% e o índice londrino FTSE valoriza 0,86%.

Nesta segunda-feira, os mercados dos Estados Unidos retomam a sua actividade normal, depois dos investidores norte-americanos terem se afastados dos mercados por uns dias, aproveitando o feriado da passada quinta-feira, pelo Dia de Acção de Graças. A abertura das bolsas do outro lado do Atlântico deve ser em alta.
Continue a ler esta notícia