Investidores ausentes das bolsas antecipam passagem de Ano - TVI

Investidores ausentes das bolsas antecipam passagem de Ano

bolsa de valores

Com algumas das principais praças europeias encerradas e a noite de passagem de ano à porta, a maioria dos investidores estão ausentes dos mercados. O volume de negócios é fraco, mas a excepção existe nas regras. O índice PSI20 soma 0,01%, com a Sonae SGPS em destaque pelo volume de negócios.

A liderada por Belmiro de Azevedo é responsável por mais da metade dos negócios no principal índice nacional. Depois de na última sessão ter negociado mais de seis milhões de papéis, logo no início desta última sessão de 2004 registou uma passagem de 1,6 milhões, que acabou por animar o título. A Sonae SGPS conta já com a negociação de 2,3 milhões de acções, enquanto que os seus títulos seguem estáveis em 1,07 euros.

Nos títulos de maior peso na bolsa nacional, a Portugal Telecom (PT) seguro o PSI20 no verde. A operadora soma 0,22% para os nove euros. No sentido oposto, a Energias de Portugal (EDP) recua 0,45% para os 2,22 euros. Já o Banco Comercial Português (BCP) segue estável em 1,88 euros.

A maior queda pertence à Impresa, que recua 1,69% para os 5,80 euros com a realização de mais-valias. Já a Teixeira Duarte lidera os ganhos no último dia em que integra o PSI20 até à próxima revisão da Euronext Lisboa, a ter lugar em meados do próximo ano. As acções da construtora somam 2% para os 1,02 euros.

No resto da Europa, a bolsa alemã e madrilena encontram-se encerradas, enquanto Londres e Paris seguem em terreno negativo. O índice francês CAC perde 0,4% e o índice londrino FTSE desce 0,2%.

Os primeiros a festejar a passagem para 2005, os asiáticos terminaram 2004 em alta. O índice nipónico Nikkei somou 0,94% e o índice de Hong Kong, o Hang Seng, subiu 0,47%.

Já os mercados norte-americanos terminaram a sessão desta quinta-feira em queda, depois de dados económicos revelarem um abrandamento na actividade empresarial. O índice Dow Jones recuou 0,27% e o índice Nasdaq desceu 0,07%.
Continue a ler esta notícia