Sonae SGPS ajuda a colmatar ausência de investidores na Euronext lisboa - TVI

Sonae SGPS ajuda a colmatar ausência de investidores na Euronext lisboa

sonae

A Euronext Lisboa acompanhou, nesta quinta-feira, o sentimento indefinido verificado nas principais congéneres europeias. O índice PSI20 fechou a perder 0,09% para os 7.571,85 pontos, com a Sonae SGPs a destacar-se pelo número de acções transaccionadas na penúltima sessão do ano.

Relacionados
Os títulos do Grupo Portugal Telecom e a Brisa foram os responsáveis por colocarem um travão nos ganhos no principal índice nacional. A Portugal Telecom (PT) desceu 0,44% para os 8,98 euros, em linha com a queda de 0,37% para os 18,60 euros da subsidiária PT Multimédia.

A Brisa recuou 0,45% para os 6,69 euros, próximo da passagem de Ano, altura em que as receitas nas portagens aumentam dado o crescimento de tráfego, à semelhança do que acontece pelo Natal.

Os restantes pesos pesados terminaram inalterados. A Energias de Portugal (EDP) fechou nos 2,23 euros. O Banco Comercial Português (BCP) ficou nos 1,88 euros, apesar da aprovação da Autoridade da Concorrência (AC) relativo à venda da Seguros e Pensões (SeP). De resto, uma aprovação já descontada pelo mercado.

A Sonae SGPS destacou-se pelo volume de negócio gerado ao longo do dia. Só no final da sessão, a holding liderada por Belmiro de Azevedo registou uma passagem de 3,6 milhões de títulos, no entanto fechou inalterada em 1,07 euros.

As restantes bolsas europeias terminaram em terreno negativo. A forte valorização do euro continua a pressionar as empresas exportadoras do Velho Continente. Á semelhança de Lisboa, a bolsa madrileno terminou no vermelho, com o índice IBEX a perder 0,22%. Pelo contrário, o índice londrino FTSE ganhou 0,01%, o índice francês CAC subiu 0,02% e o índice alemão DAX somou 0,2%.

No outro lado do Atlântico, os mercados norte-americanos seguem também em terreno misto, ainda que os dados económicos divulgados nesta quinta-feira tenham sido positivos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados