Refinaria da Petrogal tem as piores emissões da Europa - TVI

Refinaria da Petrogal tem as piores emissões da Europa

Quase 15 toneladas de crude retiradas da marina de Leça da Palmeira

A Quercus anunciou hoje que as emissões de poluentes da refinaria da Petrogal em Matosinhos são das «piores» da Europa quanto a metais pesados e podem provocar cancro e danos em órgãos vitais.

As medições das emissões constam de uma base de dados do Registo Europeu de Emissões Poluentes, este ano disponibilizada com dados de 2001, que recolhe informação de 34 poluentes emitidos em 158 instalações industriais de 23 actividades diferentes.

Baseando-se naquela base de dados, a Quercus alertou que a refinaria de Matosinhos apresenta valores absolutos de vários poluentes «muito elevados» comparativamente a outras refinarias europeias.

As medições dos metais pesados libertos no ar pela refinaria detida maioritariamente pelo Estado português colocam a Petrogal de Matosinhos no pior lugar de toda a Europa no que respeita ao crómio e seus compostos, que chegam aos 1,7 toneladas por ano.

Ainda em termos de metais pesados, a refinaria ocupa o segundo pior lugar da Europa para emissões de arsénio (612 quilos por ano), o terceiro pior para o cádmio (269 Kg) e o quinto pior da Europa para o níquel (mais de 11 toneladas).
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE