11 de Setembro: Giuliani irrita bombeiros de NY - TVI

11 de Setembro: Giuliani irrita bombeiros de NY

  • Portugal Diário
  • 11 ago 2007, 11:12
Rudy Giuliani

Soldados da Paz dizem que antigo mayor é «mentiroso»

O antigo «mayor» de Nova Iorque e pré-candidato republicano à Casa Branca, Rudolph Giuliani, procurou rectificar na sexta-feira uma declaração que irritou polícias e bombeiros sobre o papel que ele teve no 11 de Setembro, refere a Lusa.

Giuliani disse que se «exprimiu mal» quando afirmou ter passado tanto tempo como os polícias e bombeiros, «se não mais», no «Ground Zero», na sequência da derrocada das torres gémeas a 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque.

«Penso que podia tê-lo dito melhor», afirmou Giuliani na sexta-feira a ao entrevistador Mike Callagher, numa rede de rádios a nível nacional. «Sabe, o que eu quis dizer foi Eu estou convosco.»

O antigo «mayor» de Nova Iorque irritou bombeiros e polícias quando disse na quinta-feira, em Cincinatti, que tinha estado no «Ground Zero» «tantas vezes como a maioria dos trabalhadores, se não mais».

«Eu estive lá a trabalhar com eles. Estive exposto às mesmas coisas que eles estiveram. Por isso, nesse sentido, sou um deles» disse, aos jornalistas, quando assistia a um jogo de basebol profissional.

Agentes da polícia e dos bombeiros responderam irritados, afirmando que Giuliani não fez o mesmo trabalho que os que estiveram envolvidos no resgate, recuperação e limpeza dos destroços dos ataques terroristas de 2001, onde muitos ficaram feridos ou doentes.

Na sua explicação de sexta-feira, Giuliani disse ter querido significar a sua preocupação pela saúde dos trabalhadores.

«O que eu tentei dizer foi que simpatizava com eles, porque sinto e corri os mesmos riscos», afirmou.

A explicação de Giuliani teve o efeito de encolerizar ainda mais os seus críticos do «Ground Zero», que exigem um pedido de desculpas.

«Ele é um grande mentiroso, porque a única vez que esteve lá em baixo foi para tirar fotografias com celebridades, com políticos, com diplomatas», disse o chefe adjunto Jimmy Riches, que passou meses a escavar em busca do seu filho bombeiro.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE