Canais de notícias triplicam audiências - TVI

Canais de notícias triplicam audiências

tvi24

TVI24 chega esta quinta-feira e quer ultrapassar SIC Notícias

Relacionados
O número de telespectadores dos canais portugueses de informação por cabo quase triplicou desde o arranque da SIC Notícias, em 2001, abrindo caminho ao lançamento de um terceiro concorrente que a TVI estreia esta quinta-feira.

TVI24: os segredos do novo canal

Veja tudo sobre o TVI24 (vídeo)

Segundo dados da MediaMonitor, o primeiro canal português de informação a ser lançado - a SIC Notícias - registou no ano do seu lançamento (2001) uma média anual de telespectadores de 12.300 indivíduos.

Três anos depois, quando surgiu a RTPN, o número de telespectadores fiéis aos canais de informação era em média de 27.500, com a RTPN a registar uma audiência média anual de quase 4 mil pessoas e a SIC Notícias de mais de 23.500, escreve a Lusa.

No ano passado, e entre os dois canais existentes, o número médio anual de espectadores chegou aos 34 mil, 10 mil dos quais registados pela RTPN e os restantes pela SIC Notícias.

É neste cenário de interesse crescente por canais de notícias nacionais que surge este ano (já esta quinta-feira) o TVI24, que marca a estreia regular da TVI no cabo.

Ainda sem objectivo concreto sobre o número de telespectadores que quer conquistar, o novo canal pretende conquistar os portugueses e atingir a liderança, ultrapassando a SIC Notícias, como disse o director do TVI24 João Maia Abreu, na apresentação da grelha.

O TVI24 será, no entanto e para já, emitido apenas na Zon TV Cabo, ao passo que os outros canais estão presentes em vários operadores de televisão. A Zon é actualmente o operador com mais subscritores, detendo, segundo a Autoridade das Comunicações, quase três quartos dos 2,1 milhões de assinantes de televisão por cabo existentes em Portugal.

O projecto da estação de Queluz de Baixo remonta ao ano 2000, altura em que a ideia era produzir um canal dedicado à informação económica.

Apostada em investir no audiovisual, a empresa acabou por decidir lançar o canal este ano, apesar de ser um ano em que o investimento publicitário deverá cair 8,2 por cento, de acordo com previsões recentes do Omnicom Media Group em Portugal.

Por isso, às 21h00 de quinta-feira, o TVI24 inicia emissões com o «Jornal do Dia», apresentado pelo jornalista Henrique Garcia, que será a primeira cara do canal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados