Fundos de pensões nacionais com rentabilidade de 0,7% em Setembro - TVI

Fundos de pensões nacionais com rentabilidade de 0,7% em Setembro

bolsa de valores

Os fundos de pensões portugueses registaram uma rendibilidade de 0,7% no mês de Setembro. Em termos acumulados, a valorização é de 3,3% desde o início do ano.

«O mercado de taxa fixa continua a valorizar, beneficiando das incertezas da conjuntura mundial e da volatilidade dos mercados accionistas», refere a Mercer Investment Consulting. «No entanto, o sentimento é de que a valorização do mercado de taxa fixa poderá ter atingido um limite em termos de preços e yields praticadas», aponta ainda.

«A subida das taxas de juro por parte Reserva Federal norte-americana (FED) em 25 pontos base, de 1,50% para 1,75%, parece confirmar esta expectativa, pelo menos no mercado norte-americano», conclui.

Por outro lado, as acções europeias tiveram uma valorização de 1,6% no último mês, enquanto que desde o início do ano a rentabilidade é de 5,2%. Já as acções não europeias registaram valorizações menores. Em Setembro, a valorização foi de 1,1% e nos primeiros nove meses de 2004 foi de 2,1%. Já as obrigações registaram uma rentabilidade de 0,4% em Setembro e de 3,6% desde Janeiro de 2004.

Com uma prestação negativa ficaram os hedge fund, que, em Setembro, desceram 0,1%, mas ficaram com uma valorização de 0,7% desde o início de 2004.
Continue a ler esta notícia