Remendos de luxo: compras de janeiro já se mostram na Liga - TVI

Remendos de luxo: compras de janeiro já se mostram na Liga

Belenenses-Vitória Guimarães (Lusa)

Belenenses-V. Guimarães deste domingo fez aumentar para cinco os reforços de Inverno que marcaram na ronda 19. E ainda falta um jogo. Bruno César e Toni Silva destacam-se nos golos, mas Tondela tem o mais utilizado

O mercado de Inverno ainda está aberto, mas já há equipas a tirar muito bom partido dos «remendos» que conseguiram para corrigir falhas no planeamento do plantel. Esta está a ser, de resto, uma jornada exemplar nesse capítulo: cinco caras novas fizeram o gosto ao pé, sendo que uma delas até bisou.

Falamos de Toni Silva, do União da Madeira, um dos reforços de impacto mais elevado nesta reabertura das inscrições. Já lá vão três golos ao serviço de uma das equipas surpresa da Liga. Este fim de semana, o avançado que passou pela formação de Benfica e Liverpool e foi contratado aos turcos do Sanliurfaspor, bisou no dérbi com o Nacional e afirmou-se como uma das principais figuras da jornada.

Para se ter uma noção da importância que Toni Silva já assume na equipa de Norton de Matos, basta olhar os números. Não só os individuais mas os comparativos com a equipa.

Em 317 minutos, distribuídos por quatro encontros da Liga, já apontou três golos, o que dá uma média de um golo a cada 105 minutos sensivelmente. Perto de um golo por jogo, portanto. Depois, olha-se para os números globais do plantel e percebe-se que, nos tais quatro jogos em que vestiu a camisola unionista, Toni Silva já só fica a um golo dos melhores marcadores da equipa, que são o trio formado por Danilo Dias, Jhonder Cadiz e Paulo Monteiro.



Este é apenas um exemplo. Até ao momento, já 25 jogadores inscritos em janeiro mereceram minutos nas 18 equipas da Liga, entre campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga. Benfica, V. Guimarães, V. Setúbal e Marítimo são as únicas equipas que ainda não deram minutos às caras novas, ainda que todos tenham feito, pelo menos, uma contratação.

Em sentido inverso, a equipa que já utilizou mais reforços de inverno foi o Belenenses que apostou em quatro. No fundo, todos os jogadores que contratou já tiveram uma oportunidade e o efeito até é bem interessante, sobretudo pelo que aconteceu este domingo: dois dos três golos da equipa frente ao V. Guimarães foram marcados por caras novas.

Os golos dos reforços de Inverno:

3 golos: Bruno César (Sporting) e Toni Silva (U. Madeira)

1 golo : Walter González e Mateus (Arouca); Felipe Augusto (Estoril); Juanto Ortuño e Marko Babic (Belenenses)

Bruno César e Tikito também se destacam

A par de Toni Silva, há a destacar o rendimento de Bruno César, de longe o melhor reforço de inverno entre os três grandes, até ao momento. Tem os mesmos golos do avançado do União em menos minutos, conseguindo uma média de um golo a cada 100 minutos, sensivelmente.

O brasileiro, contratado ao Estoril, recorde-se, teve impacto imediato, com um «bis» na estreia, em Setúbal, fazendo o gosto ao pé também nesta jornada, em Paços de Ferreira. Um caso diferente de vários destes novos jogadores já utilizados, pois Bruno César mudou-se para Alvalade bem antes da reabertura do período de inscrições, sendo trabalhado por Jorge Jesus para uma entrada imediata na equipa.



E se Bruno César e Toni Silva se destacam nos golos, no tempo de jogo não há quem bata Tikito. O central francês que o Tondela inscreveu em janeiro já leva 360 minutos de jogo (quatro jogos completos) e deve voltar a ser titular esta segunda-feira, frente ao Boavista, no jogo que encerra a jornada.

Top-5 reforços de Inverno mais utilizados:

1. Tikito (Tondela), 360 minutos
2. Toni Silva (U. Madeira), 317 minutos
3. Bruno César (Sporting), 301 minutos
4. Ruben Ribeiro (Boavista), 180 minutos
5. Walter González (Arouza), 170 minutos

Arouca e Belenenses: dois novos a brilhar

Se Sporting e União da Madeira têm os reforços de inverno mais produtivos, Arouca e Belenenses são, para já, as únicas com mais de um reforço entre os marcadores.

No caso do Belenenses, ambos marcaram, então, nesta jornada, no belíssimo encontro frente ao V. Guimarães que terminou empatado a três golos. Primeiro Bakic, emprestado pela Fiorentina e que já tinha assistido Miguel Rosa para o primeiro. Depois Juanto Ortoño, entrado em cima do intervalo.

No Arouca os golos dos reforços surgiram em jogos diferentes. E em competições também elas distintas. Primeiro foi Walter González a marcar em Guimarães, no empate a dois golos para o campeonato; depois foi Mateus a marcar frente ao Paços de Ferreira, no empate a um da Taça da Liga.

Por fim, o último golo de um reforço de inverno nesta ronda foi conseguido pelo brasileiro Felipe Augusto, em Moreira de Cónegos, no triunfo do Estoril por 3-1.

Registe-se, como sublinhado final, que o V. Guimarães é a equipa que mais golos sofreu de jogadores inscritos apenas em janeiro. Soma três. E Sérgio Conceição ainda nem utilizou nenhum jogador nas mesmas condições…

Liga: as contratações de inverno já confirmadas​

Rendimento reforços de Inverno até ao momento:

Sporting
Bruno César: 4 jogos Liga/234 minutos (3 golos); 1 jogo Taça da Liga/67 minutos
Marvin Zeegelar: 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos

Benfica
Álex Grimaldo: 0 jogos
Saponjic e Dalcio diretos à equipa B

FC Porto
Suk: 1 jogo na Liga/21 minutos; 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos

Sp. Braga
Stian Rigstad: 1 jogo na Liga/11 minutos; 1 jogo na Taça da Liga/68 minutos

Paços de Ferreira
Cícero: 1 jogo na Taça da Liga/15 minutos

V. Guimarães
Falaye Sacko: 0 jogos

Rio Ave
Zé Paulo: 2 jogos na Liga/39 minutos; 1 jogo na Taça de Portugal/63 minutos; 1 jogo na Taça da Liga/45 minutos
Pedro Paulo: 0 jogos
Ronan: 0 jogos

V. Setúbal
Meyong: 0 jogos

Arouca
Walter González: 3 jogos na Liga/45 minutos (1 golo); 1 jogo Taça de Portugal/35 minutos; 1 jogo Taça da Liga/90 minutos
Mateus: 1 jogo na Liga/45 minutos; 1 jogo na Taça de Portugal/16 minutos; 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos (1 golo)

Estoril
Felipe Augusto: 2 jogos na Liga/67 minutos (1 golo); 1 jogo na Taça de Portugal/45 minutos
Michael: 2 jogos na Liga/32 minutos; 1 jogo na Taça de Portugal/58 minutos
Marion: 1 jogo na Liga/72 minutos
Lucas Farias: 0 jogos

U. Madeira
Toni Silva: 4 jogos na Liga/317 minutos (3 golos)
Marco Túlio: 0 jogos

Marítimo
Damien Plessis: 0 jogos

Belenenses
Juanto Ortuño: 1 jogo na Liga/46 minutos (1 golo); 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos
Marko Bakic: 1 jogo na Liga/68 minutos (1 golo); 1 jogo na Taça da Liga/67 minutos
Rafael Amorim: 1 jogo na Liga/44 minutos; 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos
Tiago Almeida: 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos

Moreirense
Fábio Espinho: 1 jogo na Taça da Liga/90 minutos

Nacional
Joan Román: 1 jogo na Liga/45 minutos; 1 jogo na Taça da Liga/70 minutos
Ricardo Gomes: 1 jogo na Liga/90 minutos
Rodrigo Pinho: 1 jogo na Liga/36 minutos

Académica
Rafa: 1 jogo na Liga/90 minutos

Boavista
Rúben Ribeiro: 1 jogo na Liga/90 minutos; 1 jogo na Taça de Portugal/ 90 minutos
Iriberri: 1 jogo na Liga/62 minutos
Mario Martínez: 0 jogos

Tondela
Tikito: 4 jogos na Liga/360 minutos
Wanderson Lima: 0 jogos
Zubikarai: 0 jogos
Erick Moreno: 0 jogos
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE