Cimpor e EDP em queda numa sessão de ligeira alta na Euronext Lisboa - TVI

Cimpor e EDP em queda numa sessão de ligeira alta na Euronext Lisboa

Cimpor

Os mercados recuperam das fortes quedas de ontem, mas persistem dúvidas quanto o desempenho da economia nos próximos meses, dada a continua alta do preço do petróleo.

O índice PSI20 soma 0,14% para os 7.032,21 pontos, com a EDP e a Cimpor em queda.

A Electricidade de Portugal recua 1,30% para os 2,27 euros, anulando parte dos ganhos da última sessão. A acompanhar a eléctrica em terreno negativo segue a Cimpor, com menos 0,48% para os 4,15%.

A liderar os ganhos desta manhã segue a ParaRede, com ganhos de 3,13% para os 33 cêntimos. Ainda nos pesos pesados, a Portugal Telecom (PT) soma 0,61% para os 8,31 euros e o Banco Comercial Português (BCP) ganha 0,58% para os 1,73 euros.

Num movimento de recuperação está a Jerónimo Martins, com as acções a subirem 1,92% para os 8,50 euros. No grupo liderado por Belmiro de Azevedo, o destaque vai para a Sonaecom, que regista ganhos de 0,97% para os 3,13 euros, enquanto que a casa-mãe, a Sonae SGPS, segue inalterada nos 84 cêntimos.

Mas as atenções hoje concentram-se na reunião de hoje da Reserva Federal norte-americana e no discurso do seu responsável Alan Greenspan sobre o estado da economia dos Estados Unidos.

As fortes expectativas de crescimento na maior economia do mundo estão a começar a perder força. «Ainda que a economia dos Estados Unidos esteja a crescer, o crescimento é menor do que o esperado», afirmou Pedro Santos, do Millennium bcp, à Agência Financeira.

Os mercados accionistas recuperam das perdas da última sessão, ao mesmo tempo que o petróleo afasta-se dos máximos. Ontem, o crude atingiu um novo máximo no mercado norte-americano próximo nos 45 dólares por barril.

O índice francês CAC soma 0,35%, o índice alemão DAX avança 0,04%, o índice britânico FTSE sobe 0,45. Em contra ciclo segue a bolsa madrilena, com o índice IBEX a perder 0,23%.
Continue a ler esta notícia