Euronext Lisboa segue como que adormecida - TVI

Euronext Lisboa segue como que adormecida

Bolsa de Valores em queda

As bolsas europeias começam a inverter para o terreno negativo, com o fraco volume a penalizar o desempenho. A Euronext Lisboa segue perto da linha de água.

O índice PSI20 ganha 0,09% para os 7.093,63 pontos, numa sessão onde a apatia continua continua a marcar presença, onde apenas foram negociadas seis milhões de acções.

A Portugal Telecom (PT) segura os ganhos desta manhã. A operadora de telecomunicações nacional soma 1,56% para os 8,45 euros, e lidera assim os ganhos no principal índice nacional, assim como o volume de negociações com 2,4 milhões de títulos transaccionados.

Pelo contrário, a Electricidade de Portugal (EDP) e o Banco Comercial Português (BCP) seguem o comportamento lateral das últimas sessões. A eléctrica nacional segue inalterada nos 2,27 euros e o banco liderado por Jardim Gonçalves nos 1,71 euros.

A Gescartão soma 1,11% para os 10,03 euros, fixando novo máximo do ano, impulsionado pelo aumento do preço do papel kraft em 50 euros por toneladas. Um aumento que vai ter impacto já nos resultados de 2004.

Em queda segue a Semapa e a Portucel. A empresa liderada por Pedro Queirós Pereira recua 1,04% para os 3,81 euros e a papeleira desce 0,65% para os 1,54 euros.

Os mercados accionistas europeus estão a ser afectados pela queda do sector energético. O ainda elevado preço do petróleo, que hoje iniciou uma nova subida ao fim de cinco sessões de queda, está a penalizar os títulos. O índice espanhol IBEX recua 0,24%, o índice alemão DAX perde 0,27% e o índice CAC de Paris desce 0,14%. Pelo contrário o índice FTSE vai sustentando os ganhos ao somar 0,15%.
Continue a ler esta notícia