Sonae brilha no meio da fraca liquidez - TVI

Sonae brilha no meio da fraca liquidez

Logotipo Sonae

Os mercados accionistas europeus registam uma sessão em alta, com a bolsa de Madrid a regressar à negociação depois de um fim-de-semana prolongado.

A Euronext Lisboa segue em contra ciclo com as congéneres europeias, com o índice PSI20 a perder 0,13% para os 7.006,89 pontos.

Os títulos de maior peso no principal índice nacional continuam a pressionar. O Banco Comercial Português (BCP) recua 0,58% para os 1,71 euros. A Electricidade de Portugal (EDP) desce 0,87% para os 2,28 euros, enquanto que a Portugal Telecom (PT) recua 0,24% para os 8,18 euros.

A Sonae SGPS continua a destacar-se. O título soma 2,41% para os 85 cêntimos, com 1,6 milhões de acções negociadas, impulsionado pelo registo da OPA por parte da CMVM. A empresa liderada por Belmiro de Azevedo pode vender os 25% que detém na Portucel.

A oferta da aquisição da Semapa sobre as acções da Portucel é de 1,55 euros por acção. A Semapa segue inalterada nos 3,61 euros, com apenas 600 títulos transaccionados, enquanto a Portucel segue estável nos 1,54 euros.

Por outro lado, a Jerónimo Martins apenas consegui atrair investidores ao início da tarde. As acções da retalhista somam 0,11% para os 8,82 euros.

No resto da Europa, o fraco volume também é evidente. Os investidores encontram-se ainda ausentes em época de férias, ao mesmo tempo que preferem aguardar para ver qual o rumo dos mercados accionistas, que se têm revelado voláteis nos últimos meses.

Ainda atentos ao preços do petróleo, que continua a recuar nos mercados internacionais, os investidores olham agora para a quebra do índice ZEW, que mede o sentimento económico na Alemanha. O índice atingiu este mês o valor mais baixo em 13 meses, o que mostra a incerteza dos investidores quanto à retoma económica e à evolução do petróleo.

No entanto, a contra balançar estas incertezas estão as perspectivas favoráveis da Motorola, que está a impulsionar o sector das telecomunicações.

O índice alemão DAX é o que regista os maiores ganhos nesta sessão ao somar 1,97%. Seguem-se o índice francês CAC com mais 0,57%, o índice londrino FTSE ao subir 0,17% e o índice espanhol IBEX ganha 1,27%.

No outro lado do Atlântico, os investidores mostram-se cautelosos com a evolução do preço do petróleo e enquanto aguardam os indicadores económicos, os quais irão ditar a abertura dos mercados norte-americanos. Para já, os futuros seguem em baixa ligeira.
Continue a ler esta notícia