Petróleo volta a subir e cota perto dos 98 dólares - TVI

Petróleo volta a subir e cota perto dos 98 dólares

Petróleo

Investidores aguardam sinais da OPEP

Relacionados
O preço do petróleo esteve calmo grande parte do dia, que se pautou por uma tranquilidade no mercado, que não era sentida há já alguns dias. Ao final da tarde, no entanto, os preços voltam a subir e, nos EUA, o barril cota quase nos 98 dólares.

Para esta calma contribuiu o feriado que se celebrou no Japão e também o facto de ter sido feriado ontem nos EUA (Dia de Acção de Graças), o que transformou esta sexta-feira numa ponte na maior economia do mundo, retirando assim algum volume às negociações.

Os preços tinham roçado os 100 dólares por barril na passada quarta-feira, por receios de que a oferta não seja suficiente para fazer face à elevada procura que se perspectiva neste Inverno, que se antevê particularmente frio no hemisfério Norte. Para este sentimento de nervosismo dos investidores contribuiu a queda das reservas, não só nos Estados Unidos mas também na Europa.

Chegou-se a esperar que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) desse sinais de poder aumentar a produção para fazer face à alta de preços e à crescente procura mas, até agora, esses sinais nunca surgiram. Os níveis de produção do cartel serão analisados na reunião do mesmo, que se realizará a 5 de Dezembro em Abu Dhabi.

Assim, nos EUA, o barril de crude negociado no NYMEX segue a valorizar-se 1,29 dólares para 97,90 dólares e em Londres, o Brent negociado no IPE vale 95,34 dólares por barril, numa subida de 84 cêntimos. De referir que ambos os contratos têm entrega marcada para Dezembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados