Ouro negro abate bolsas mundiais - TVI

Ouro negro abate bolsas mundiais

Bolsa de Valores em queda

Os mercados accionistas internacionais sentem a violência dos máximos sucessivos da maré negra do petróleo. O pessimismo invade de novo o sentimento geral das bolsas.

A Euronext Lisboa acompanha este pessimismo, ainda que o fraco volume trave uma maior queda. O índice PSI20 desce 0,32% para os 6.976,14 pontos.

Depois de uma manhã em queda, a Electricidade de Portugal (EDP) ganha 0,88% para os 2,29 euros. Já a Portugal Telecom (PT) recua 0,61% para os 8,11 euros e o Banco Comercial Português (BCP) perde 0,58% para os 1,70 euros, com o Deutsche Bank a reiterar a recomendação de manter do banco liderado por Jardim Gonçalves.

Afastado do contexto geral segue a Semapa, com uma valorização de 1,10% para os 3,67 euros, motivada pela OPA sobre a Portucel, que arranca hoje. Recorde-se que a Semapa controla 30% do capital social da papeleira. A Portucel continua inalterada nos 1,54 euros, um cêntimo abaixo do valor oferecido pela Semapa.

A Sonae SGPS, que detém 25% do capital da Portucel, recua 1,19% para os 83 cêntimos. A subsidiária para as telecomunicações, Sonaecom, desce 0,32% para os 3,16 euros.

Por outro lado, a Brisa acabou por inverter da tendência negativa e ganha 0,34% para os 5,99 euros.

O outro negro continua a superar máximos históricos. Imparável hoje atingiu os 47 dólares por barril nos Estados Unidos. Os investidores olham para esta ascensão do crude como um mau sinal para o crescimento económico global. Os mercados ressentem-se já desse mau estar.

O índice espanhol IBEX recua 0,15%, o índice francês CAC perde 0,48%, o índice britânico FTSE desce 0,41% e o índice alemão DAX diminui 0,26%.

Nos Estados Unidos, o sentimento é idêntico, piorado pelo facto da Google não entrar ainda no índice tecnológico Nasdaq. O índice Dow Jones perde 0,24%, enquanto que o Nasdaq antecipa a entrada do motor de busca com uma subida ligeira de 0,07%.
Continue a ler esta notícia