Euronext Lisboa com as menores perdas da Europa - TVI

Euronext Lisboa com as menores perdas da Europa

bolsa de valores

As bolsas europeias começaram a sentir o calor provocado pelo novo máximo no preço do petróleo e inverteram logo a tendência positiva que se verificou de manhã.

A Euronext Lisboa tem vindo a acompanhar as principais praças europeias, embora as fracas negociações estejam a travar maiores perdas. O índice PSI20 recua 0,06% para os 7.006,06 pontos, tendo já estado nos 6.900 pontos.

O Banco Comercial Português (BCP) e a Portugal Telecom (PT) estão a arrastar o principal índice nacional para terreno negativo, embora com perdas menores às verificadas nas restantes bolsas europeias. O maior banco privado português perde 0,58% para os 1,72 euros e a operadora de telecomunicações desce 0,24%.

Arrastada pelo pessimismo no sector, a PT Multimédia acabou por inverter a tendência positiva que vinha a se verificar ao longo da semana. A subsidiária perde 0,24%.

Motivada pela subida de recomendação por parte do BPI segue a Jerónimo Martins, que acumula ganhos de 2,48% para os 8,69 euros, depois de ter tocado nos 8,75 euros. Em alta seguem mais dois títulos.

A Sonaecom corrige das perdas dos últimos dias ao ganhar 1,93% para os 3,17 euros, enquanto que a casa-mãe, a Sonae SGPS, segue estável nos 84 cêntimos. A Semapa avança 1,67% para os 3,66 euros, com o processo da OPA da Portucel a poder vir a ter novos desenvolvimentos na segunda quinzena deste mês.

No sector dos media, destaque para os ganhos da Impresa e da Media Capital. As acções do grupo que controla a SIC ganha 0,51% para os 3,97 euros. O título do grupo liderado por Miguel Pais do Amaral soma 1,02% para os 3,97 euros.

No resto da Europa, apenas a bolsa de Londres se consegue distinguir no meio das quedas. O índice londrino FTSE é o único em terreno positivo, com ganhos de 0,28%, com o sector segurador a suportar. Pelo contrário, o índice parisiense CAC perde 0,28%, o índice germânico DAX recua 0,88% e o índice espanhol IBEX desce 0,30%.

Nos Estados Unidos, o sector tecnológica volta a penalizar as bolsas norte-americanas, devido às vendas decepcionantes da Hewlett-Packard e às suas perspectivas menos animadores para os resultados. O índice Dow Jones perde 0,38% e o índice Nasdaq recua 0,74%.
Continue a ler esta notícia